A União dos Sindicatos do Norte Alentejano tem acompanhado o descontentamento da população de 10 dos concelhos do distrito de Portalegre, que foi confrontada com o aumento abrupto do custo da água, após a entrada em funcionamento da nova empresa intermunicipal de gestão da água, a empresa AAA- Águas do Alto Alentejo.
Foi criada uma plataforma de defesa da gestão pública da água no distrito de Portalegre, constituída pela Associação Água Pública, o Movimento Os Mesmos de Sempre a Pagar e Comissões de Utentes de Fronteira, Sousel, Montargil e Foros do Arrão e Ponte de Sôr, com o objectivo de dar expressão a este descontentamento.
A população de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sôr e Sousel, tem aderido ao abaixo-assinado dinamizado por esta plataforma e que reclama que a gestão da água regresse à esfera municipal.
Tiveram já lugar 2 tribunas públicas que permitiram recolher testemunhos do aumento do custo da água, em alguns casos para o dobro ou triplo, mas também do custo de serviços. A estas tribunas, que tiveram lugar em Ponte de Sôr e em Gavião, seguir-se-á uma terceira em Nisa já esta quinta-feira, dia 25, junto ao Mercado Municipal a partir das 10h.
O abaixo-assinado, que reúne já mais de 2000 assinaturas e que tem sido divulgado nas tribunas realizadas mas também pela própria população e comissões de utentes, vai ser entregue no dia 29 de Maio, pelas 10h30, nos serviços da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, presidida, como é sabido, pelo actual presidente da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, entidade a partir da qual, este modelo de gestão empresarial da água, foi construído.
O Depº de Informação da USNA/cgtp-in