20.11.21

Apresentação do livro “ÉVORA – Anos 30 e 40”

 Apresentação do livro “Évora – Anos 30 e 40”, do Professor A. M. Galopim de Carvalho, no dia 23 de novembro pelas 18 horas, na Biblioteca Pública de Évora.

Évora – anos 30 e 40 é o título de uma série de crónicas da vida que aqui se viveu nestas duas décadas do século passado. Reúne numa única obra os muitos textos que dei à estampa, em livros e revistas, e outros que escrevi nas redes sociais. Estruturados numa única obra, constituem tentativa de ensaio de pendor essencialmente etnográfico e sociológico, visando, sobretudo, a parte da cidade que conheci e uma parcela significativa da comunidade urbana, nesses anos da primeira metade do século XX.
Escritas com base na memória, o significado histórico destas crónicas está limitado ao que foi o meu espaço geográfico e ao meu mundo familiar, de amigos e conhecidos, e é subjetivo, na medida em que depende da avaliação pessoal que fiz e assimilei. A componente ficcional diluída nalgumas destas prosas, por meras razões de uma certa intencionalidade poética, não adultera a realidade física e social da cidade de então.