27.11.21

Portalegre assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

 
Hoje, em Portalegre, assinalamos o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Estivemos  na rua, para que não nos esqueçamos de que para vencer violências, há que viver direitos! Esta foi uma iniciativa conjunta de todos os núcleos do Alentejo do MDM,  que contou com o apoio de entidades como as uniões de sindicatos dos distritos de Portalegre, Évora e Beja, a Cooperativa Operária Portalegre e a Tuna Feminina do IPP, Tuninfas que atuo no final. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas. 

Esta iniciativa surge da necessidade de assinalar este dia como um dia de convergência entre os vários distritos do Alentejo. Mas também de convergência entre várias organizações, com áreas de intervenção específicas e distintas mas com as quais partilhamos o mesmo objectivo de erradicar as desigualdades e combater as violências. Acreditamos realmente que este é o caminho, procurar convergências, articular esforços e intervir nas várias áreas para aumentar a eficácia de um combate que é cada vez mais o combate dos nossos dias.

Mas esta iniciativa surge também da necessidade de assinalar este dia como aquilo que ele realmente é, o Dia pela Eliminação de todas as Violências contra as Mulheres. Sabemos do flagelo nacional que é a violência doméstica, não podemos nem nunca iremos desvalorizar o impacto devastador que tem na vida de milhares de mulheres mas também na sociedade. Mas este dia é muito mais que isso. As mulheres não estão só em casa e a violência exercida sobre elas tem múltiplas formas e faz-se sentir em casa mas também no trabalho, na sociedade, nas ruas e na internet. 
Por isso consideramos que é necessário sensibilizar para todas as formas de violência, alterar mentalidades e criar uma consciência colectiva de que não há desculpa para nenhuma delas. É preciso que cada um de nós seja agente de mudança, e que todos nós enquanto comunidade afirme-mos que não há desculpa e o Alentejo não desculpa. Queremos uma sociedade capaz de identificar e denunciar cada uma e todas as formas de abuso. Uma sociedade que não tolere nenhuma forma de violência. Que reconheça que a violência exercida sobre uma mulher fere a dignidade de todas as outras. Uma sociedade que atue no seu conjunto para apoiar e proteger as vítimas.
Núcleo de Portalegre do MDM -25/11/2021