25.11.21

PORTALEGRE: MDM assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

O MDM (Movimento Democrático de Mulheres), sendo um movimento com mais de 50 anos de luta pelos direitos das mulheres, ao longo dos quais desenvolveu um vasto trabalho em torno das questões da violência nas suas múltiplas formas, irá assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de Novembro) com uma ação de sensibilização no concelho de Portalegre.
O MDM afirma que a violência contra as mulheres exercida sob múltiplas formas em casa, no trabalho, no espaço público, na publicidade, na internet e nas zonas de conflito e guerra, fere a liberdade, a integridade, a dignidade e o estatuto social de todas e cada uma de nós, devastando as nossas vidas!
Esta violência não pode ser tolerada, nem justificada pela cultura ou pela relação de poder injusta e desequilibrada na família, no trabalho ou na sociedade.
É urgente reconhecê-la e combatê-la. Combatendo também a degradação das condições de vida e de trabalho que colocam as mulheres numa posição de extrema vulnerabilidade às múltiplas formas de violência.
Esta ação de rua  terá um caracter regional , sendo que envolverá todos os núcleos do MDM dos distritos de Portalegre, Évora e Beja, e contará também com o apoio das uniões de sindicatos, afetas à CGTP,  destes três distritos. 
O objectivo é sensibilizar a população portalegrense para esta temática. O ponto de encontro das ativistas está previsto às 15 horas no largo Dr. Frederico Laranjo, com posterior deslocação pela rua do comércio até à Praça da República onde realizaremos uma sessão pública às 16 horas. 
A sessão incluirá uma breve atuação da tuna Feminina do Instituto Politécnico de Portalegre, as Tuninfas. 
Núcleo de Portalegre do MDM