A Direção Regional do Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) em carta enviada ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, alertou para o comprometimento da actividade assistencial não COVID-19 nos centros de saúde do distrito de Portalegre.
Conforme nota de imprensa enviada à nossa redação, está em causa o agendamento de utentes para vacinar que é em grande volume assim como é também exigido aos enfermeiros que assegurem o funcionamento dos “Drive Thru”.
Na mesma nota pode ainda ler-se que não houve contratação/reforço do número de enfermeiros na generalidade dos Centros de Saúde, e, nalguns casos, até houve diminuição desse número. O Sindicato alerta ainda para o facto dos enfermeiros estarem exaustos!
Segundo o Sindicato, não é possível para os enfermeiros continuar a trabalhar desta forma, tão poucos para tanta solicitação, com prejuízo de uma prestação de cuidados de qualidade e em segurança acrescentando ainda que o inquebrantável esforço de disponibilidade e empenho e a evidenciada capacidade de resiliência dos enfermeiros “estão no limite”.
A situação está insustentável e vai agudizar-se alerta o SEP exigindo que se tomem medidas urgentes, e responsabilizando desde já o Conselho de Administração por alguma intercorrência que possa acontecer decorrente do depauperamento do pessoal de enfermagem.
O SEP considera urgente a admissão de mais enfermeiros para responder às necessidades em saúde da população.