19.8.18

IN MEMORIAN: Kofi Annan, paladino da Paz e dos Direitos Humanos

Deixou-nos ontem, Kofi Annan que, enquanto Secretário-Geral da ONU, muito contribuiu para a paz no Mundo, e a quem Portugal e o Povo de Timor devem agradecer todos os esforços que fez para readquirir a independência e consolidar a paz.
Kofi Annan, Diplomata, nasceu em Kumasi (Gana), a 08-04-1938, e faleceu na Suíça, a 18-08-2018. Kofi Annan a quem Portugal e Timor Lorosae muito ficaram a dever. Foi Secretário Geral da ONU entre 1997 e 2006. Antes de ingressar na carreira de Funcionário da Organização das Nações Unidas, fez estudos na área da Gestão em estabelecimnentos universitários de diversos países, tais como Estadps Unidos da América e Suíça.
Com início em 1962, o seu percurso ao serviço da ONU foi feito na área da direcção do aparelho administrativo em diversos pontos do Globo, ocupando-se de questões de operações no terreno.
Kofi Annan teve também a seu cargo Missões Diplomáticas importantes em contextos delicados como foram os da Guerra do Golfo e da Guerra da Jugoslávia. Contudo, foi como responsável pelas operações de manutenção de paz da ONU que ganhou maior reconhecimento internacional. Graças, sobretudo, ao prestígio conseguido no exercício daquelas funções, Annan tornou-se a sétima personalidade da história das Nações Unidas a ser eleita para o cargo de Secretário-Geral, a 01 de Janeiro de 1997.
Em Outubro de 2001 foi-lhe atribuído, juntamente com a organização que representa, o Prémio Nobel da Paz, pelo dcsenvolvimento de acções que contribuíram, e continuaram a contribuir, para a defesa e manutenção da paz e dos direitos humanos.
Outra das razões apresentadas para a atribuição a Kifi Annan relaciona.se com o bom desempenho nas suas funções como Secretário-Geral da ONU e pela dedicação que por elas sempre demonstrou ter,
A 23 de Outubro de 2003, o Parlamento Europeu atribuiu a Kofi Annan e à Organização das Nações Unidas o Prémio Sakharov para a defesa dos Direitos do Homem. Este Prémio, segundo o Parlamento, foi atribuído em homenagem a Sérgio Vieira de Mello e a todos os Funcionários das Nações Unidas que, em nome da Paz Mundial, faleceram durante o exercício das suas funções.
Em Outubro de 2005 Kofi Annan visitou Portugal nos dias 11 e 12, de passagem para a Cimeira Ibero-Americana, realizada em Salamanca a 14 e 15 do mesmo mês. O Presidente da República Jorge Sampaio homenageou o Secretário-Geral da ONU com a Ordem da Liberdade.
Em 2006, Kofi Annan anunciou a sua retirada do cargo de Secretário-Geral da ONU, tendo sido substituído a 02 de Janeiro de 2007, pelo sul-coreano Ban Ki-Moon.
Kofi Annan entrou para a História como o primeiro negro a liderar a Organização, sendo depois disso, enviado especial da ONU à Síria para liderar os esforços de paz.
Kofi Annan foi laureado em 2001, com o Prémio Nobel da Paz, pelo trabalho humanitário que desenvolveu, nomeadamente na luta contra a SIDA e contra a Malária.
Fonte: “Infopédia – Dicionários Porto Editora”
Fonte: “Jornal Expresso” 
Texto retirado de www.ruascomhistoria.pt