12.8.18

Francisco Macedo Toco: Memória de um amigo que partiu...

Há um ano, na manhã de 12 de Agosto de 2017, falecia na sua residência em Algés e após prolongada doença, o Dr. Francisco Macedo Toco, distinto advogado, natural de Nisa, vila onde nasceu em 1944.
Na notícia que neste espaço então publicámos, realçávamos os traços biográficos deste nosso conterrâneo que construiu, a pulso, uma carreira de prestígio na Administração Tributária e na Advocacia.
Hoje, um ano passado sobre a sua morte, trazemos à memória o Francisco, com os testemunhos de duas pessoas que com ele conviveram: o do doutor Carlos Pinto de Abreu, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, no mandato em que o Dr. Francisco Macedo Toco, integrou, como vogal, aquela Comissão, e o da Drª Fernanda Policarpo, cabeça de lista do PSD às eleições autárquicas de 2009 no concelho de Nisa, lista na qual o Dr. Francisco Macedo Toco era o primeiro candidato à Assembleia Municipal, órgão para que viria a ser eleito e no qual produziu importantes intervenções, ainda hoje, com plena actualidade e que, por isso, não deixaremos de trazer ao conhecimento dos nossos leitores/visitantes do Portal. Dois testemunhos, palavras simples e sentidas, que muito agradecemos.
O Francisco partiu do nosso convívio há um ano. Mais do que a lembrança e invocação da sua partida, faço minhas as palavras do Dr. Carlos Pinto de Abreu: o Francisco faz-nos muita falta!
Francisco Macedo Toco faz-nos muita falta.

Era um advogado digno. Tinha as necessárias virtudes dos homens bons. Era justo sem ser autoritário. Era atento sem ser intromissivo. Era calmo mas não deixava de se sensibilizar com as desigualdades e as injustiças.
E estava sempre pronto a ser o primeiro a dizer sim ao justo e corajoso combate pelo cabal exercício dos direitos de cidadania e pela participação e intervenção da advocacia na promoção da igualdade e dos direitos humanos.
Trabalhámos em conjunto na Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados.
Foi leal, frontal e empenhado. Assumiu os deveres e cumpriu-os.
Foi aí que primeiro o conheci e fiquei a admirar.
Fazem-nos falta pessoas assim.
Mas fica-nos o exemplo.
Obrigado Francisco.
Ao meu amigo Francisco Macedo Toco
Homem carismático, amigo do seu amigo, sempre com um sorriso a defender os valores em que acreditava e as gentes da sua terra. Foi um companheiro, que sabendo escutar, de forma sensata sugeria o melhor caminho a trilhar. Contudo, para mim, mais do que um companheiro de campanha política, foi um confidente e ainda hoje, sempre que penso nele, fico a sorrir lembrando a sua vontade de viver e a sua alegria contagiante. Obrigado, meu amigo, por teres feito parte da minha existência!"