27.8.16

NISA: Requalificar é preciso, nos Postigos!


Constituindo uma das principais necessidades urbanísticas da vila de Nisa, desde há muitos anos reclamada pelos residentes naquele espaço urbano, tal como a Recuperação, Salvaguarda e Revitalização do Centro Histórico, a zona dos Postigos espera, há anos, que haja uma política camarária que "ataque" os verdadeiros problemas urbanísticos, na sua raiz e não que faça intervenções de cosmética, onde dá jeito e em tempo pré-eleitoral. Foi assim num passado recente e parece que a "lição" foi bem aprendida (pelo menos neste caso aprenderam alguma coisa) pelos actuais detentores do poder municipal.
Há quatro anos, na preparação para as Autárquicas apontava-se a intervenção na Cevadeira, "uma das principais necessidades urbanísticas da vila de Nisa" como uma acção urgente. A actual presidente da Câmara, na altura vereadora da Oposição, votou contra tal intervenção, pelos mesmos políticos motivos com que agora defende e apregoa a premência de tal acção. Cheirava-lhe, há quatro anos, que fazer obras na Cevadeira podia render votos aos seus adversários e concorrentes. Por isso, a um ano das eleições autárquicas, vão surgindo, no concelho, algumas obras estratégicas, daquelas que, mesmo não fazendo grande falta, estão bem situadas para encher o olho e regalar a vista de quem passa. As obras no largo do Cruzeiro em Alpalhão, são apenas um pequeno exemplo desta política de cosmética em curso.
Das Termas e do seu movimento - tão faladas ainda num passado recente - pouco ou nada se sabe. Da malfadada Albergaria Penha do Tejo, que alimentou tantos discursos inflamados e intenções meritórias, não se conhece uma única diligência tomada pelo actual executivo no sentido da sua recuperação e viabilização económica. Os eleitos na Assembleia Municipal que prometeram mexer e remexer este mundo e o outro, estão mudos e quedos, perante uma tal situação de laxismo e indiferença. Se não se fiscalizam a si próprios (há actas por aprovar há quase um ano) como podem fiscalizar a acção que a lei lhes incumbe, do órgão executivo?
É por isso que as obras, as ideias, um simples projecto para os Postigos - uma "gota de água" face a outras iniciativas mirabolantes deste executivo - pouco dispendioso, mas urgente, não avança. Há por ali poucos votantes, a principal razão de peso, para se fazer o que quer que seja. O Centro Histórico foi deixado ao abandono, degradando-se a cada dia que passa e esta não é, seguramente, uma zona considerada como "das principais necessidades urbanísticas da vila de Nisa" : E, se a bastide já tem oitocentos anos, pode esperar mais algumas dezenas. Que diferença fará? 
Mário Mendes