Projeto de cooperação Tejo Vivo
Nos dias 19 a 21 de julho, o Mercado Ribeirinho de Abrantes promete animar a margem Sul do Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo, com um programa repleto de atividades para toda a família. Música, atividades desportivas, gastronomia, teatro de rua, insuflável para crianças, dança e mercados de produtos locais e artesanato, hortofrutícolas e flores são algumas das iniciativas propostas.
Inaugura às 19h, do dia 19 de julho, no Aquapolis – margem Sul, o evento de três dias, que pretende mostrar as potencialidades do Ribatejo Interior em termos turísticos e patrimoniais, que devem fazer parte da construção do destino Tejo. E como o rio dá o mote ao fim-de-semana animado que se pretende, pelas 19h30 haverá um momento de reflexão e apresentação do projeto de cooperação nacional Tejo Vivo, financiado através do PDR2020, do Portugal 2020 e do FEADER, em que o Mercado Ribeirinho se insere.
Música
No panorama musical, na primeira noite haverá fados com a abrantina Salomé Silveira e a albicastrense Valéria Carvalho, ao jantar. As jovens são acompanhadas por Fernando Heleno, na viola fado, e António Sereno, na guitarra portuguesa. Pelas 22 horas, David Quinas, como Dj Set, animará o serão de sexta-feira.
No sábado, a Sociedade Instrução Musical Rossiense e a Banda Filarmónica Alveguense irão atuar ao fim da tarde. Durante a noite, os Street Band irão proporcionar aos visitantes uma viagem de covers, que irão desde a música popular portuguesa até ao rock.
Atividades desportivas
Para usufruir de uma descida do rio Tejo em canoa, apenas tem de se inscrever no site da TAGUS. O encontro está marcado para as 9 horas, de dia 20 de julho, no Aquapolis – Margem Sul, onde os participantes irão ser transportados até ao Pego, para entrarem com os caiaques de dois lugares no Tejo. A canoagem atraca no Mercado Ribeirinho de Abrantes para o almoço dos canoístas. A inscrição contempla seguro, embarcação, pagaia, colete e refeição.
Nessa manhã, pelas 9h30, será dinamizada uma aula de Yin Yoga aberta, a quem se quiser juntar para relaxar, pela Aura – Estúdio de Yoga. Já às 10h, abrirá o espaço de exposição de modelismo. Durante todo o dia, irão decorrer demonstrações de aviões, carros e barcos pela Associação “Os Pikuinhas” e pela loja Luís RC. Pela tarde de sábado, haverá demonstrações de judo, pelo Clube Desportivo “Os Patos”, e de karaté, pelo Centro de Karaté do Shotokan do Pego.
O domingo começa bem cedo para os amantes da pesca com uma prova, desta modalidade desportiva, que irá ocupar as pesqueiras do parque ribeirinho. Esta atividade, organizada pelo Clube Amadores de Pesca e Caça (CAPEC) do Pego, promete prémios até ao oitavo classificado e que serão atribuídos após o almoço convívio.
Ainda pela manhã de domingo, haverá o passeio pedestre pela “GR12E7 - Caminho do Tejo” – ramal Sul. O percurso, de cerca de 8 km, é fácil e será monitorizado até ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, onde os participantes terão uma visita guiada e serão transportados de volta ao Rossio ao Sul do Tejo para almoço. Esta atividade também tem inscrição obrigatória.
Gastronomia
Peixe do rio, carnes grelhadas, migas, açordas de ovas e petiscos diversos irão compor as ementas das duas tasquinhas da Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto e do Clube Desportivo “Os Patos”. As coletividades estarão a preparar as iguarias no dia 19 de julho das 18 às 24 horas. Nos dias 20 e 21 abrirão às 12 horas, servindo almoços e jantares durante todo o evento.
Para sensibilizar os visitantes do Mercado Ribeirinho de Abrantes para uma alimentação sustentável, saudável e tendencialmente de base local, serão dinamizadas três oficinas da terra, no âmbito do projeto Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo (LA&DMMT), apoiado pela Rede Rural Nacional, financiado pelo PDR2020, do Portugal 2020, através do FEADER. Estas demonstrações culinárias, que irão destacar a riqueza e a diversidade do território do Médio Tejo, começarão no sábado, às 18h, em que o pão é a base das receitas. No domingo, “Combater o desperdício alimentar” será a temática da oficina das 11 horas. Às 18 horas, haverá a última demonstração, com destaque ao peixe do rio.
Etnografia, teatro de rua, dança e outras animações
Dedicado a toda a família será o espetáculo das 11 horas, do dia 20 de julho, "CARMIM", de Joana Carmo Martins, da companhia Coração nas Mãos. Este teatro de rua retrata as histórias, brincadeiras, canções e danças que fazem parte do crescer, constituem e moldam a personalidade, utilizando a arte circense como veículo de expressão plástica e técnica. Entre as 18 e as 20 horas, também no sábado, estará instalado um insuflável para crianças, no Aquapolis – Margem Sul. E, ainda, pelas 21 horas desfilarão marchas populares das zonas ribeirinhas.
Já no domingo pelas 16 horas, será dinamizado, pela Cooperativa Human Coop, um momento de dança sénior que desafia a assistência a participar. De seguida, haverá uma atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego, em que o fandango e outras danças etnografias da região estarão em evidencia.
Mercados de produtos locais e artesanato, hortofrutícolas e flores
Este evento irá contar com um mercado de produtos locais e artesanato todos os dias. A exposição e venda de mel, sabonetes de azeite, artigos em cerâmica, fimo, junco, madeira, tecelagem, crochet, trapologia e costura pelos seus produtores e artesãos estarão patentes na sexta-feira, desde às 18h até às 24h. No sábado e no domingo, o mercado começa às 16 horas, terminando no dia 20 às 24 horas, e no dia 21 de julho, às 21h.
Na tarde de sábado, pelas 16h30, o destaque é dado ao projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, com a entrega dos prémios do concurso de ideias “Do Artesanato Tradicional à Inovação 2024”.
Durante a manhã de domingo, um mercado com frutas, legumes e flores do Ribatejo Interior refrescará os visitantes.
O certame contará, também, com a presença da Confraria Ibérica do Tejo, com uma mostra das suas publicações. Também o projeto Apadinhaumaoliveira.org marcará presença, dinamizando provas do seu azeite e oficinas de bombas de sementes.
O Mercado Ribeirinho de Abrantes é uma iniciativa da TAGUS, no âmbito do projeto de cooperação interterritorial Tejo Vivo. Com estas ações promocionais dos territórios ribeirinhos, a parceria liderada pela TAGUS com a ADRACES, PINHAL MAIOR, ADIRN e APRODER, pretende, ainda, um intercâmbio cultural entre as gentes das margens do rio e atrair visitantes aos territórios do Tejo, nomeadamente a Abrantes, nesta iniciativa, que conta com o apoio do Município de Abrantes e da União de Freguesias de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo.