Até 24 de agosto o Arquivo Fotográfico continua a assinalar os 50 anos do 25 de Abril com diversas iniciativas.
A exposição Manifestações de Liberdade conjuga linguagens artísticas e sociais expressas em manifestações e murais, na presença de figuras proeminentes da cultura e intervenientes políticos, provando a proximidade entre a esfera intelectual e a popular do pós 25 de Abril, entre 1974 e 1980 e registadas em diversas coleções de fotografia e vídeo do Arquivo Municipal de Lisboa.
Nos dias 6 de julho às 11:00 e 06 de agosto às 15:00, decorrerão visitas guiadas à exposição destinadas ao público com deficiência visual, sendo possível o agendamento de outras datas. Todas as visitas são de entrada livre, mas necessitam de marcação prévia através do email arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt.
Em simultâneo, decorrem a projeção Diretos da Revolução, que permite ver os filmes 'Portugal, La Délivrance' e 'Milagro en la Tierra Morena' gravados durante aqueles dias de Abril de 1974 pelo jornalista belga Josy Dubié, e pelo cineasta cubano Santiago Álvarez, respetivamente, e a instalação Ordem às Palavras de Ordem, que evoca ideias de participação e de liberdade de expressão, inspiradas nas palavras e nos slogans que fazem parte da herança da Revolução de Abril.
A exposição 'Manifestações de Liberdade' é também o mote para as conversas "Manifestações pela palavra", a ter lugar a 27 de julho e 24 de agosto, pelas 15:00, e que irão contar com os testemunhos do escritor Hugo Gonçalves e do fotógrafo Luís Pavão, respetivamente. (...)