No dia 10 de março, às 15h00 será apresentado no Museu de Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, o número 39 da Revista Monumentos.
Cidade raiana, alcandorada na face poente da cordilheira formada pelas serras de Portalegre, da Penha e de São Mamede, em local protegido, espraiando-se sobre a planície norte alentejana, Portalegre é o tema de dossiê do número 39 da revista Monumentos.
A cidade, desde a sua origem remota, e até lendária, à contemporaneidade, observando o seu desenvolvimento e o do território envolvente, é o objeto de análise dos primeiros dois textos do extenso dossiê que segue pelo estudo do riquíssimo património arquitetónico portalegrense, demonstrativo da sua relevância enquanto centro artístico de periferia, para o que muito contribuiu a ação mecenática de figuras como os condes de Portalegre ou os bispos D. Jorge de Melo e frei Amador de Arrais, nomeadamente.
Destaque ainda para os dois textos de vária, nos quais Tiago Giovanini e Filipe Themudo Barata abordam a construção em terra no Sul de Portugal e Ana Cristina Farinha e João Puga Alves abordam o aqueduto de Loures. Como habitualmente na Monumentos, confere-se ainda espaço para as rubricas Inventário do Património Arquitetónico e Publicações.