Os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, entre os quais o da Naturtejo, receberam a visita de um grupo de empresários e gestores de projectos do sector alimentar do Geopark Lauhanvuori – Hämeenkangas da Finlândia.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a comitiva também incluiu agentes do território finlandês Kraatterijärvi - Impact Crater Lake ainda em processo de candidatura à UNESCO, mas que prepara a implementação de projectos nesta área. O principal objectivo desta visita técnica foi conhecer as estratégias de cada Geoparque para a alimentação sustentável no âmbito da marca GEOfood.
Esta marca internacional, exclusiva de territórios classificados como Geoparque Mundial da UNESCO, pretende promover a relação entre a Geodiversidade e as comunidades locais, assim como reforçar a importância da alimentação local, de qualidade e sustentável. Na sua base está o Manifesto GEOfood onde estão reflectidas as preocupações e ambições relativamente aos desafios ligados às mudanças climáticas, à perda da Biodiversidade, à qualidade da água, à escassez de alimentos e ao aumento global da população, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas.
Os cinco Geoparques Portugueses (Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela) estão a desenvolver e a implementar a marca através de uma estratégia conjunta de âmbito nacional, em colaboração com o Turismo de Portugal, que inclui capacitação e qualificação, promoção, programas educativos e estruturação de experiências e produtos turísticos. Em parceria com a Oikos, está a ser criado um clube de consumo GEOfood, na plataforma SmartFarmer, que integra produtores parceiros de todos os Geoparques.
Ao longo de 5 anos está a decorrer o projecto de investigação IGCP726, financiado pelo Programa Internacional de Geociências da UNESCO, que estuda a GEOfood, a ligação entre o Património Geológico, a Geodiversidade, os Serviços dos Ecossistemas, a produção de alimentos e o Desenvolvimento Sustentável, e onde os Geoparques Portugueses são caso de estudo, pelo seu trabalho em rede.
A primeira paragem desta visita foi no Geopark Naturtejo, em Monsanto, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer o Menu GEOfood do GeoRestaurante Petiscos & Granitos e o Monsanto GeoHotel Escola. A visita técnica incluiu o Atelier da Geocakes (Idanha-a-Nova), onde foram discutidas estratégias de negócio e sustentabilidade, assim como o processo de concepção de geoprodutos. Na Quinta do Vale de Alfaia (Sobral do Campo, Castelo Branco) a comitiva conheceu boas práticas de produção agrícola e a queijaria em modo de produção biológica.
O Geopark Naturtejo tem vindo progressivamente a aumentar o número de parceiros com produtos e menus GEOfood resultantes de práticas de agricultura e de produção alimentares sustentáveis, que seguem exigentes critérios ambientais. A Adega dos Apalaches (Roqueiro, Oleiros) é o mais recente parceiro GEOfood no Geopark Naturtejo.
Depois do Geopark Naturtejo, o grupo seguiu para o Estrela, Terras de Cavaleiros e Arouca, numa semana dedicada a boas práticas, parceiras e trabalho em rede, prerrogativa dos Geoparques Mundiais da UNESCO.