31.3.23

CASTELO DE VIDE: Quinzena do Sarapatel de 1 a 16 de Abril

O concelho de Castelo de Vide volta a realizar, uma vez mais, entre 1 e 16 de  abril de 2023, a Quinzena do Sarapatel, nos vários estabelecimentos aderentes,  degustando-se para além do prato mais famoso do menu pascal, outras  saborosas iguarias tradicionais. 
Após várias edições de sucesso, vai iniciar-se no dia 1 de abril, mais uma edição da  Quinzena do Sarapatel, do Cachafrito e de outros pratos de tradição judaico-cristã, que podem ser apreciados no concelho de Castelo de Vide até ao dia 16 de abril. 
É, particularmente, durante esta quadra que Castelo de Vide oferece a excelência das  singularidades gastronómicas, algumas resultando de reminiscências judaico-cristãs. 
Dá-se como exemplo o sarapatel, prato de excelência da Páscoa de Castelo de Vide, e o  cachafrito, iguaria com tradição judaica, os quais poderão ser degustados nos 16  restaurantes aderentes à iniciativa. Outros pratos como molhinhos de tomatada, perna  de borrego assada no forno e ensopado de borrego são também boas alternativas.  Finda a refeição, adoça-se a boca com bolos fintos, lagartos e queijadas, ou então com  boleima, uma receita de inspiração judaica, uma vez que tem como ponto de partida o  pão sem fermento e a utilização do azeite em substituição das gorduras derivadas do porco. Nas 10 pastelarias aderentes à iniciativa, poderá degustar estes e outros bolos  tradicionais. 
A Câmara Municipal de Castelo de Vide convida a comunicação social a visitar o  Concelho durante a Quinzena do Sarapatel, e saborear estas e outras iguarias nos  nossos restaurantes e pastelarias, bem como a conhecer o riquíssimo programa  religioso e cultural daquela que é a grande festa da Identidade e da Cidadania do  concelho.