10.3.23

OS VERDES reúnem com a Associação Água Pública

 

Amanhã, dia 11 de março, Os Verdes reúnem, em Évora, com a Associação Água Pública.  Esta reunião decorre do conjunto de visitas e reuniões, no Algarve e no Alentejo, desde o dia 8 de março, e que integram o "Roteiro Ecologista" de Os Verdes. Nesta campanha pela região do Algarve e Alentejo, Os Verdes centram a sua agenda num Roteiro da Água, através do qual pretendem dar às questões da água a visibilidade que estas merecem, ouvindo instituições públicas, associações, movimentos e população.
A água é um recurso natural essencial, cuja importância é indiscutível como fonte de vida no nosso Planeta. É um elemento fundamental ao equilíbrio existente nos sistemas terrestres e tem um grande valor não apenas na dimensão ambiental, mas também ao nível social e do desenvolvimento.
A água é um bem e um direito de toda a humanidade, é um recurso estratégico de cada comunidade e país, pelo que os modelos de gestão devem garantir, em equidade, o acesso à água potável e ao saneamento, bem como a proteção do recurso e para isso têm de ser públicos.
Por se tratar de um direito, o qual não pode ser negado a ninguém, o PEV considera inconcebível que a gestão do seu abastecimento e do saneamento seja feita em função de uma lógica de obtenção de lucro. Por isso, os Verdes são frontalmente contra a privatização do sector da água ou da concessão da sua gestão a privados. E só concebem a gestão pública que obedeça ao princípio do direito humano à água, declarado pela ONU, assim como ao princípio do uso eficiente da água, tendo em conta a escassez do recurso e a ameaça das alterações climáticas.
PROGRAMA ROTEIRO DA ÁGUA
SÁBADO, 11 DE MARÇO DE 2023
11h00 - reunião com a Associação Água Pública - delegação de Évora       
12h30- declarações à Imprensa frente à Associação Povo Alentejano, Rua 5 de Outubro, nº75, Évora.
Convidamos os Senhores e Senhoras Jornalistas a acompanhar o Programa do PEV na região. 
Para mais informações deverão contactar o número 961603180 (Tiago Aldeias- Dirigente Nacional do PEV).
Partido Ecologista Os Verdes