9.12.22

NISA: TotalEnergies constrói central solar num investimento de 100 milhões

A central solar vai começar a ser construída numa área de 230 hectares, a partir de 2023. Projeto já obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável.
TotalEnergies vai investir 100 milhões de euros na construção de uma central solar, em Nisa (Portalegre), com capacidade instalada de 128 megawatts (MW) e produção anual prevista de 234 gigawatts hora (GWh), disse esta quarta-feira fonte da empresa.
Em resposta à agência Lusa, fonte da TotalEnergies avançou que o investimento na Central Solar de Falagueira será de 100 milhões de euros. A central solar vai começar a ser construída numa área de 230 hectares, a partir de 2023, acrescentou.
Em comunicado, a TotalEnergies salienta ainda que este é o “maior investimento” em energias renováveis feito naquela região, com uma produção de energia elétrica suficiente para “suprir 16 vezes” o consumo doméstico do concelho de Nisa.
A empresa, que espera que o projeto esteja concluído em 2024, sublinha que, com a capacidade a instalar e a respetiva produção anual, a central vai permitir evitar a emissão para a atmosfera de “cerca de 31.000 toneladas” de dióxido de carbono (CO2). “Este projeto já obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável pela Agência Portuguesa do Ambiente e Licença de Produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)”, pode ler-se no documento.
De acordo com os promotores do projeto, “encontra-se a decorrer” o licenciamento camarário, sendo este o “último passo” que permitirá a construção da Central Solar da Falagueira.
“Para além da considerável mais-valia ambiental e contribuição para a segurança energética do concelho e do país, é de salientar a enorme contrapartida financeira que permitirá ao município um encaixe na ordem dos 1,3 milhões de euros, a serem canalizados para benefício do concelho”, sublinham ainda no comunicado.
in Lusa - 7.12.2022