13.12.22

Trabalhadores da EPAL/VT em greve.

STAL cancela concentração devido às condições meteorológicas adversas.
Está hoje a decorrer uma greve dos trabalhadores do Grupo Águas de Portugal (AdP) em todo o país.
Os trabalhadores da EPAL/VT, no distrito de Portalegre, também aderiram à greve, convocada pelo STAL e pela Fiequimetal, de forma expressiva, registando-se uma adesão de cerca de 90% no sector da manutenção.
A situação dos trabalhadores do Grupo Águas de Portugal, grupo que registou lucros acima dos 83 milhões de Euros em 2021, agravou-se nos últimos anos.
Empresas do grupo, como é o caso da EPAL/VT que opera no Alto Alentejo, não aplicam o Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) assinado em 2018, o que que conduz a uma desigualdade salarial insustentável e injusta entre trabalhadores que exercem as mesmas funções.
Os trabalhadores hoje em greve exigem a aplicação do ACT em todas em empresas do Grupo AdP mas também a negociação colectiva imediata do aumento dos salários em 120 € para todos e 900 € de salário mínimo; a atribuição e regulamentação do Subsídio de Insalubridade, Penosidade e Risco e a atribuição e regulamentação do Subsídio de Transporte.
O STAL, que tinha convocado uma concentração dos trabalhadores em greve na cidade de Portalegre, cancelou a acção devido às condições meteorológicas adversas.
O Depº de Informação da USNA/cgtp-in