6.12.22

CRATO: Comemorações dos 790 anos do Foral do Crato - 9 de dezembro

Inauguração da Galeria de Coleções no Museu Municipal do Crato - 10 de dezembro
Comemoram-se, a 09 de dezembro próximo, no Auditório Municipal do Crato, pelas 15 horas, os 790 anos do Foral do Crato de 1232. As celebrações desta data começam logo a 08 de dezembro, com o dia dedicado à Padroeira da Vila, Nossa Senhora da Conceição. No dia 09, terá lugar a Entrega simbólica do Foral pelo Prior do Hospital Mendo Gonçalves às gentes do Crato, numa pequena encenação que procura recriar a forma como estes atos formais tinham lugar. Seguir-se-á um painel de conversas em torno do Foral do Crato, procurando explorar aspetos menos conhecidos da outorga deste documento, como seja o seu contexto no ordenamento territorial medieval ou a sua relação com outros documentos fundacionais dentro da Ordem do Hospital.
No dia 10 de dezembro, no Museu Municipal do Crato será inaugurada a Galeria de Coleções, pelas 16 horas.
A Galeria de Coleções do Museu Municipal traduz um novo conceito de compreensão do Museu, a acrescer à sua índole de Museu do Território, que lhe dá sentido, inaugurando-se, assim, uma nova vertente, que visa abrir o Museu ao contacto com a Arte noutras expressões plásticas do Humano e que elevam o Museu a um outro nível, transformando-o de um Museu eminentemente regional e de pendor local, para um Museu que passa a albergar algumas das coleções mais relevantes no espectro museológico português.
Desde logo, a Coleção de Arte Contemporânea – NOVO BANCO Cultura, já existente e inaugurada em 2019, mas agora com a sala inteiramente renovada e que procura contribuir para uma melhor fruição dos grandes nomes da pintura portuguesa contemporânea de nível internacional, com as telas de Vieira da Silva, Trindade d’Assumpção, Menez, Júlio Resende e Malangatana.
Completaremos este espaço, embora devidamente separado, com duas fotografias oferecidas pelo Arquitecto Mariano Piçarra, cuja obra fotográfica artística se encontra hoje entre as mais relevantes.
Depois, a Coleção de Arte Cristã Etíope, do Embaixador António Luiz Cotrim, que constitui um momento de contacto com o mundo artístico, de carácter religioso no caso, duma parte do mundo que acaba por ter grandes influências do continente europeu, adaptando-as depois aos seus ritmos, cores e contextos, pondo-nos em contacto com a expressão artística religiosa dessas terras antigas do Preste João. A presença desta Coleção no Museu Municipal é única no nosso País e abre-nos a uma dimensão nova da experiência de fruição artística, por parte dos visitantes.
A Coleção de Medalhística do Escultor João Duarte, a seu pedido designado de Espaço VolteFace, e doada ao Município do Crato em dezembro passado, permitirá constituir no Museu e na Galeria, o verdadeiro Museu da Medalhística em Portugal, passando a ser o lugar de referência (e estudo) para amantes desta Arte e estudiosos do tema, tendo em conta o trabalho do Escultor, durante toda a sua vida, mas também o impressionante número de, até ao momento, 2700 medalhas.