12.12.22

CORRUPÇÃO: "Apanhada em flagrante". Vice do Parlamento Europeu detida por corrupção com lóbi do Qatar

A vice-presidente do Parlamento Europeu (PE), a socialista grega Eva Kaili, está entre os cinco detidos na Bélgica no âmbito de uma investigação sobre alegado lóbi ilegal do Qatar para influenciar decisões políticas em Estrasburgo, segundo a imprensa belga.
A polícia belga deteve esta sexta-feira para interrogatório a eurodeputada socialista Eva Kaili, uma das vice-presidentes do Parlamento Europeu, por suspeita de ter recebido subornos do Qatar em relação ao Mundial de Futebol.
Eva Kaili, que ocupa uma das 14 vice-presidências do PE, é uma das quatro pessoas detidas esta tarde no âmbito desta investigação. A sua casa foi alvo de buscas pelas autoridades, noticia o jornal Le Soir.
Segundo o periódico francês, a única forma de poder deter um parlamentar protegido pela sua imunidade é “surpreendê-lo em flagrante”.
A polícia de Bruxelas realizou 16 buscas domiciliárias e efetuou as detenções, entre as quais o companheiro de Kaili, ex-apresentador de televisão grego e eurodeputado desde 2014 e atual colaborador ligado ao grupo dos Socialistas e Sociais Democratas no PE, e Luca Visentini, secretário-geral da Confederação Sindical Internacional, adiantaram as mesmas fontes.
Na origem das buscas das autoridades, no decorrer das quais foram encontrados 600 mil euros em dinheiro em 16 locais de Bruxelas, estão suspeitas de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro, visando sobretudo assistentes parlamentares e membros do Parlamento Europeu.
Eva Kaili afirmou recentemente, recorda o Porto Canal, que o Catar, anfitrião do Mundial e que foi alvo de críticas por parte de todos os quadrantes políticos, é um “país pioneiro nos direitos dos trabalhadores“, após uma reunião com o ministro do Trabalho daquele país.
“Esta funcionária da União Europeia saúda o compromisso do Catar de continuar as suas reformas em matéria de trabalho após o Campeonato do Mundo de 2022, e faz votos de um bom torneio”, escreveu então Eva Kaili.