1.3.22

TRADIÇÃO ORAL: Provérbios de Março (I)

 
- Se ouvires trovejar em Março, semeia no alto e no baixo.
- Se queres bom cabaço, semeia-o em Março.
- Se queres um bom cabaço, semeia-o em Março.
- Secura de Março, ano de vinho.
- Sol de Março queima a dama no paço.
- Sol de Março, pega como pegamaço, e fere como maço.
- Tardes de Março, recolhe teu gado.
- Temporã é a castanha que em Março arreganha.
- Temporã é a castanha que por Março arrebenta.
- Todos os meses me virás ver, menos em Março que quero crescer.

- Trovoada em Março, semeia no alto e no baixo.
- Uma escarabanada entre Março e Abril, vale mais que a dama no palácio, com seu carro e carril.
- Vai-te aos cubos do moinho; teu braço a novos proveja, quando por Março troveja.
- Vai-te embora Fevereirinho de vinte e oito, que deixaste os meus bezerrinhos todos oito; deixo estes, que aí vem o meu irmão Março que, de oito só deixa quatro.
- Vai-te embora Fevereiro que levaste o meu cordeiro! Aí vem meu irmão Março que de oito te deixa quatro.
- Vai-te embora Fevereiro que levaste o meu cordeiro! Deixa vir o meu irmão Março que de oito te deixa quatro.
- Vai-te embora irmão Fevereiro que cá fica a minha ovelha com o meu cordeiro, mas lá vem o irmão Março que não deixará ovelha nem farrapo, nem o pastor se for fraco.
- Vento de Março e chuva de Abril, fazem o Maio florir.
- Vento de Março e chuva de Abril, vinho a florir.
- Vento de Março, chuva de Abril, fazem o Maio florir.
- Vinho de Março, nem vai ao cabaço.
- Vinho que nasce em Maio, é para o gaio; se nasce em Abril, vai ao funil; se nasce em Março, fica no regaço.

*
Hernâni Matos in https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com