22.3.22

LISBOA: Colóquio "Primaveras Estudantis - da crise de 1962 ao 25 de Abril"

 
No próximo dia 24 de março assinalam-se mais dias de democracia do que ditadura em Portugal. Este momento, de um profundo simbolismo, é o ponto de partida para as comemorações oficiais dos 50 anos da revolução em Portugal – e, coincidência feliz, é também a data em que se cumprem os 60 anos da crise académica de Lisboa. (...) O papel do movimento associativo estudantil, traduzido nas várias crises académicas que enfrentaram a ditadura, é, por isso, um dos temas em destaque nas celebrações».
Para assinalar a data, realiza-se na quinta-feira, a partir das 9h30, o colóquio Primaveras Estudantis: Da crise de 1962 ao 25 de Abril, promovido pela Comissão Comemorativa do 25 de Abril e pela Universidade de Lisboa. A entrada é livre, sujeita a inscrição.
No decurso da sessão, será apresentado o documentário «Sampaio, Caetano e Salazar: o confronto de 1962», realizado pelo jornalista Jacinto Godinho e produzido pela RTP. Também amanhã, às 18h00, será inaugurada a exposição alusiva ao tema do colóquio, que ficará patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.