26.3.22

PORTALEGRE: Exposição “Louça de Sacavém na memória da vida portuguesa”

A 26 de março, pelas 18h00, inaugura no Museu Municipal de Portalegre a exposição “Louça de Sacavém na memória da vida portuguesa”, que reúne peças do colecionador Miguel Calado e de alguns sócios dos Amigos da Loiça de Sacavém.
Sendo o Museu Municipal de Portalegre conhecido por ser detentor de uma coleção de faiança portuguesa, que reúne peças de olarias e fábricas que laboraram entre o séc. XVI e o séc. XX, esta mostra vem dar a conhecer a produção de uma marca que laborou ininterruptamente de meados do séc. XIX até 1994, evoluindo e adaptando-se às exigências de cada tempo.
A expressão “Sacavém é outra loiça” evidencia a versatilidade da fábrica naturalmente, mas também desta exposição, que consegue congregar e dar a conhecer um variado conjunto de peças utilitárias e artísticas, abarcando a loiça de mesa, a loiça decorativa, a loiça sanitária e de higiene e a azulejaria.
Em destaque a coexistência de peças comuns, presentes em quase todos os lares nacionais, com algumas de notável antiguidade, de que apenas sobrevivem raros exemplares.
Patente até 30 de outubro de 2022, a exposição pode visitar-se de terça a domingo nos seguintes horários:
9h00 – 12h30 e 13h30 – 17h00 (horário de inverno)
9h30 – 13h00 e 14h30 – 18h00 (horário de verão, vigente a partir de 29 de março)