23.3.22

NISA VIVA: Saíu a público o número 35 da Revista

 
História, património, tradições, poesia, novas publicações sobre o concelho e uma diversidade de outros assuntos, fazem do número 35 da revista "Nisa Viva", acabado de sair a público, um autêntico manancial de informações de carácter cultural e histórico sobre o concelho de Nisa.
A abrir, no Editorial, António Montalvo escreve sobre a guerra na Ucrânia, tema que é retomado na última página nas "Cartas do Dr. Fadagosa".
De Património tratam as páginas seguintes em artigos de José Carmona Ribeiro sobre os "Rostos de Maria", texto suporte de uma Exposição de Escultura e Pintura patente na Capela do Calvário em Nisa, e de José Dinis Murta sobre os "Postigos de Nisa", enquanto José Manuel Lopes recorda a restauração da Capela de Santo António há 50 anos.
A revista dá conta de três edições literárias publicadas em 2021, nomeadamente, a publicação dos livros "Pé da Serra - Memórias colectivas" da autoria de Vera Sousa; de "Alpalhão - Palavras, falares e modos de dizer de uma vila alentejana, escrito por José Caldeira Martins e de "Loetras" que inclui " O falar de Montalvão" e "Dicionário de Montalvão", obra da autoria de João Fidalgo, que assina o texto de apresentação do livro. Maria da Cruz Moura lembra o Entrudo em Nisa nas décadas de 50 e 60 do século passado num texto pleno de energia, humor e... nostalgia. 
As páginas centrais da "Nisa Viva" reproduzem textos e quadros sobre um drama da história local (e nacional) que atingiu milhares de crianças e famílias. Jorge Catarino fala-nos de "Os Expostos no concelho de Nisa" no período de 1843 a 1851. É um estudo que merece ser lido e... reflectido. 
Tema em destaque é também a  questão, tantas vezes mal tratada da Velhice e da necessidade de apostar num envelhecimento saudável, num texto é de Maria José Mandeiro. 
Um poema sobre a Pandemia, de João R., conselhos úteis sobre a segurança na internet e a exposição nas redes sociais são um alerta de Filipa Pimentel para todos quantos utilizam as plataformas digitais. Não faltam neste número da "Nisa Viva" notícias sobre algumas iniciativas da Associação, uma Receita Gastronómica de Lúcia Bicho Temudo e a finalizar, as "Cartas do Dr. Fadagosa" esta, a destoar dos textos críticos, humorísticos e mordazes a que o autor nos habituou, ou não fosse a guerra e suas implicações na vida das pessoas e dos povos, o tema sério e final desta edição da revista.