10.3.20

Milhares de Mulheres manifestaram-se em Lisboa. As Mulheres do Alto Alentejo estiveram presentes !

No dia 8 de Março, Lisboa assistiu a uma grande Manifestação Nacional de Mulheres convocada pelo MDM – Movimento Democrático de Mulheres -  para comemorar o Dia Internacional da Mulher. 
Muitos milhares de mulheres, vindas de norte a sul do País convergiram para Lisboa, transportando consigo reivindicações que são denominadores comuns da sua luta pela igualdade na vida - trabalho com direitos, igualdade salarial, valorização dos salários, pelo direito de serem mães sem discriminações, de combate a todas as formas de violências.
A Manifestação foi profundamente marcada pelas reivindicações ligadas aos muitos problemas das mulheres e à exigência de soluções para ultrapassar as condicionantes económicas, sociais e políticas que estão na origem das desigualdades, discriminações e violências que afectam as mulheres. 
Estiveram também em evidências as preocupações e aspirações especificas das mulheres de cada região. Desta forma valorizamos a participação das mulheres do Alto Alentejo que reivindicando o Direito a Viver e Trabalhar nesta região alertaram para a problemática da desertificação do distrito. 
Destaca-se, ainda  o tributo que foi feito às mulheres que usaram a canção como forma de intervenção,  o modo como o hino do MDM "Unidas levaremos longe a voz" foi cantado ao longo do desfile, o assinalar dos  110 anos da proclamação do Dia Internacional da Mulher por Clara Zetkin  e os  70 anos da publicação  do último fascículo de " Mulheres do meu País" de Maria Lama , Presidente Honorária deste Movimento.  
A solidariedade com a luta das mulheres no mundo inteiro pelos seus direitos e pela paz esteve bem patente nesta Manifestação e na saudação  aprovada. 
Na intervenção do MDM foi anunciada que em 2021 se voltará a comemorar o Dia Internacional da Mulher com a realização da Manifestação Nacional de Mulheres, a  7 de Março no Porto e a 13 de Março em Lisboa.
Em anexo, enviamos para conhecimento intervenção de Isabel Cruz do Secretariado Executivo do MDM e Saudação pela Paz aprovada na Manifestação Nacional de Mulheres, assim como fotografias da nossa participação na mesma.