25.7.18

NISA: Bebé nasce dentro de carro em pleno IP2

Joana Pires Cardoso ainda só tem algumas horas de vida mas já tem uma história para contar. A bebé nasceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, em pleno IP2, em Fortios, num parto acompanhado pelo pai e pela tia, que se viram obrigados a parar a viatura quando iam a caminho do Hospital de Portalegre, vindos de Nisa.
Sandra Pires de 41 anos explica que começou com as contracções pelas 9h desta quarta-feira. «Senti uma dor forte e chamei o meu marido, que ainda chamou INEM mas, como a VMER não estava disponível, fizémo-nos ao caminho» até Portalegre, uma vez que são residentes em Nisa.
No carro,  Sandra Pires seguia com o marido, Paulo Cardoso, e com a cunhada, sendo que as dores começaram a intensificar-se e tornaram insuportáveis. «Quando cheguei a Fortios, mesmo junto à placa desta localidade, disse à minha cunhada para encostar porque já não aguentava as dores», conta
Logo após a paragem, a sua cunhada ainda ligou para o 112, mas «já não deu tempo para nada», pelo que teve de ser o pai e a tia da menina a fazerem o parto, através das indicações que iam recebendo em altifalante do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
Quando Marco Silva e Carlos Rodrigues, do INEM, chegaram ao local já o parto tinha acontecido. «Quando chegámos ao local a menina já tinha nascido», refere Marco Silva, que acabou de se formar em Enfermagem, acrescentando que «ainda perguntei ao pai se queria cortar o cordão umbilical, mas como não se sentia preparado tive de ser eu», refere.
Já Carlos Rodrigues afirma toda esta situação «é mais uma experiência de vida» que considera «gratificante» e aproveita para desejar «sorte e saúde» para casal e para o seu rebento.
Quanto à pequena Joana, que nasceu pelas 10,30h com 2,6kg e é a segunda filha do casal, encontra-se saudável e feliz junto dos seus pais, na Maternidade do Hospital de Portalegre. À familia o nosso jornal deseja as maiores felicidades.
Texto e foto do jornal "Alto Alentejo"