20.7.18

Mulheres de Castelo de Vide destacam-se a doar sangue


Num sábado estival, aconteceu mais uma colheita de sangue, desta feita tendo como pano de fundo a serra da Penha e apadrinhada pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP.
Um total de 36 pessoas foram recebidas no centro de saúde de Castelo de Vide. As mulheres estiveram em franca maioria com 21 inscrições (58,3 %) e merecem um aplauso especial. A análise clínica ditou que alguns não pudessem estender o seu braço de ouro. Mas sempre foram  conseguidas três dezenas de unidades de sangue, o que é de se congratular.

Uma jovem, pela primeira vez, sentou-se na cadeira de dador. E cresceu em dois o número de interessados em pertencer ao Registo Português de Dadores de Medula Óssea.



A Câmara Municipal de Castelo de Vide apoiou o almoço convívio num restaurante local, o qual contou com a presença de dadores, elementos da ADBSP e funcionários do Banco de Sangue do estabelecimento hospitalar de Portalegre.
Venha daí!
Sábados, de manhã, acontecem as nossas colheitas. Brevemente estaremos: no salão da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha (Marvão), a 28 de julho; no centro de saúde de Fronteira, a quatro de agosto; Nos bombeiros de Alter do Chão, a 11 de agosto. Não falte!
A Dr.ª Gracinda de Sousa deixou-nos


É com tristeza que informamos que, a 13 de julho, faleceu uma amiga muito especial da ADBSP e também de todos quanto estão envolvidos na nobre missão da dádiva de sangue. Referimo-nos à médica Maria Gracinda Gaspar de Sousa que fazia parte, desde 1989, do então Instituto Nacional de Sangue. Dirigiu o Centro Regional de Sangue de Lisboa e foi também responsável pela implementação do sistema de gestão da qualidade no Registo Português de Dadores de Medula Óssea, no Centro de Histocompatibilidade do Sul, no qual desempenhou funções de Diretora Médica. Esteve ainda à frente da AB0 Revista de Medicina Transfusional e foi Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento do Programa de Fracionamento do Plasma Humano. De 2011 a 2018 foi vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP (IPST).
Em Abril deste ano foi distinguida, pelo Ministro da Saúde, com a Medalha de Ouro pela extraordinária cultura de serviço público e empenho enquanto Diretora do Centro Regional de Sangue de Lisboa e vogal do Conselho Diretivo do IPST.
Muito estimada, esteve em Portalegre aquando de iniciativas da ADBSP, sendo sempre muito elogiada pelo nosso fundador: o saudoso Sargento António Joaquim Eustáquio – que aproveitamos para mais uma vez recordar.
Aqui ficam estas singelas palavras de gratidão à Dr.ª Gracinda de Sousa. Aproveitamos para transmitir as nossas condolências à familia, bem como aos colegas e amigos! Que o seu exemplo tenha continuidade!
JR