30.5.17

Hoje Os Verdes levaram a urgência de Encerrar a Central Nuclear de Almaraz à Cimeira Ibérica

Hoje, 29 de maio, Os Verdes marcaram presença na concentração em Vila Real, enquanto decorre a Cimeira Ibérica, exigindo o encerramento da Central Nuclear de Almaraz.
Nesta concentração, que contou com a presença das dirigentes ecologistas Manuela Cunha (cabeça de lista da CDU nas últimas Legislativas ao Distrito de Portalegre) e Ema Gomes (candidata da CDU nas últimas Legislativas ao Distrito de Castelo Branco), foi sublinhado pelo Os Verdes à comunicação social os perigos que esta Central representa para as populações e ecossistemas dos Distritos de Portalegre e de Castelo Branco e para os Concelhos ribeirinhos do Tejo.
Nesta iniciativa que contou também com a presença dos movimentos anti-nuclearistas e ambientalistas, o deputado do PEV, José Luís Ferreira lamentou que este assunto não tenha sido incluído na ordem de trabalhos da Cimeira Ibérica. O deputado ecologista considerou ainda que era necessário que o Governo Português defendesse “sem papas na língua”, junto do Governo espanhol, a vontade dos Portugueses de encerrar Almaraz. Os Verdes relembraram ainda que a Assembleia da República aprovou por unanimidade, um voto de condenação, proposto pelo PEV, ao prolongamento do tempo de vida da Central, e pela instalação do armazém de resíduos nucleares.
Os Verdes comprometeram-se a fazer chegar muito em breve ao Governo Português e ao Governo Espanhol, a opinião dos portugueses que manifestam claramente a sua firme vontade de ver a Central encerrada, através da entrega  de postais assinados, nomeadamente pelos residentes dos Concelhos acima referidos.
O Partido Ecologista “Os Verdes”