29.12.13

OPINIÃO: Um novo olhar sobre Nisa…

QUE DIAGNÓSTICO A EXTRAIR  DOS LAÇOS, SENTIMENTOS E AFECTOS…QUE NOS LIGAM À NOSSA TERRA?
…Saudade ?...Amor?...Paixão?....Alegria ?...-só pode ser  de amor... esta declaração germinada pelos gestos  que me ofertaram a beleza da sua gente…o desvelo com que  o  sr.Luís Jardineiro e meu avô Chaves guardavam   generosamente. As passas em que se  transformavam os abrunhos do jardim público, e que carinhosamente vinham para mim, ornando de felicidade a minha infância em Nisa.
Os meus pais... a santidade enormíssima das suas vidas.
Silêncio…tanta gente…tanta gente…!
Em quadro da mais venerável honra debruada a ouro… a melhor amizade… o meu bom e estimado  companheiro de carteira da primeira à quarta classe…,o António Maria Pereira Bicho… meu  bom, meu querido companheiro, e no mesmo plano o igualmente muito querido José Maria de Oliveira  Marquês, um ser tão bom, companheiro de carteira do 1.º ao 5.º ano do colégio de Nisa…as nossas lealdades pessoais tornam-nos verdadeiros irmãos.
Mas acima de tudo…a figura incomparável, que eu não mereço, do meu único primo da parte de meu pai,..- a figura humana brilhantíssima de meu padrinho de baptismo…. o exmo senhor professor Castanho, homem   despido de qualquer vaidade, bom como meu pai…”O meu  amiguinho como vai" ?... Como ele já generosamente me tem tratado, fruto da sua evidente e superior formação moral e  cívica, … extrema bondade.
Minha madrinha Narcisa que  há pouco nos deixou, um círio aceso nas nossas vidas…(ás vezes não  queria incomodá-la…tantos gestos de bondade que eu não merecia… na sua partida  o rigor da gratidão do Henrique…” Ai primo João como há-se ser?... foi-se-nos embora o ângulo, a base de tudo, as festas sempre já organizadas…as férias acauteladas…o motor de tudo….como vai ser?”…
Os sentimentos profundos de justiça  e da maior gratidão do Henrique…também a minha de afilhado muito grato… a sua bondade continuará Henrique…!
Nisa colada aos nossos ilustres antepassados: Jaime  de Almeida, Ana Barros Camões, José Francisco Figueiredo…e tantos, tantos !...
E a grandeza espiritual da  nossa padroeira,...a sempre soleníssima, Nossa Senhora da Graça….nosso amparo e guarda, nossa rainha valiosa....a rasgar  com a sua intensíssima luz  o nosso espaço  humano e espiritual, perfume da maior  graça...património valiosíssimo do nosso universo nisense, salvaguarda permanente  da nossa terra…da nossa gente.
Nisa tão louçainha…?
Que diagnóstico…? Que definição….? Para compreender este texto e os sentimentos e conceitos  nele  expressados…?
Só pode ser… só pode configurar uma declaração de amor... um tal sentimento maior…de justiça para com Nisa!..
(Com toda a esperança… e o desejo de um Bom Ano Novo).
Do sempre vosso

João Castanho