3.12.13

CRÓNICAS DO REGABOFE (6) - Alka Seltzer? Já não há!

A notícia caiu sobre mim, inexorável, definitivamente abaladora como se da morte de um amigo muito chegado se tratasse.
Ao dirigir-me ao empregado de balcão da farmácia habitual, aqui a do bairro, pedi na maior modéstia possível que um ressacado alcoólico pode encontrar no âmago do seu fígado:
- Uma caixa de Alka Seltzer, por favor.
- Já não há.
E eu entre estranhos pensamentos de que extraordinário acontecimento poderia ter provocado tal correria a estas simples pastilhas que levaram ao seu esgotamento, retorqui:
- E logo? Amanhã, ou segunda? Já terão?
- Não! Compreendeu mal. não há, já não se fabrica, acabou para sempre!....
Este gajo nem imagina o risco de vida que correu, por uns momentos pensei se o estrangulava logo ali ou se o transportava para um lugar sossegado e seguro, onde o pudesse torturar até à eternidade…
Mal, mas lá me recompus, apesar de todo o meu interior se ter transformado numa chaga viva, com a melhor das boas vontades lá perguntei:
- Então, por favor, dê-me o medicamento alternativo.
E o gajo, naquele ar sabedor e técnico, de quem se está a foder para os males dos outros e até acha graça à desgraça alheia, lá me foi informando:
- Bem, alternativa não há! O efeito efervescente pode obtê-lo com sais de fruto. Analgésico para a dor de cabeça tem a aspirina ou o paracetamol. Para o estômago, temos as pastilhas Rennie, o Kompensan ou agora estas novas, Digestin, que estão a ter muito boa saída.
E eu a cagar para a saída das pastilhas Digestin, o que eu queria era Alka Seltzer, porra!:
- E para as hemorroidas, talvez, uns supositórios vantóku, não?! – disse, visivelmente irritado.
Se  o gajo se tem irritado e me mandasse foder ou tivesse posto fora da farmácia, ainda vá. mas não, teve que voltar a repetir no seu tom técnico, insensível e irritante:
- Não, supositórios vantóku também não temos. Mas para o hemorroidal temos…
E eu cagando para o que o gajo tivesse para o hemorroidal. puf. Eu queria era Alka Seltzer!
De dentro da gabardina, ripei da lugger e estoirei com os cornos do cabrão…
Claro, depois tive que fazer o mesmo aos seus colegas e aos três fregueses que lá estavam só para lixar a vida a um gajo com ressaca.
O Alka Seltzer, senhor! Que mal te fez ele? Que vais tramar a seguir? Que deixem de fabricar aguardente? Na minha modesta opinião, se me permitis, acho que começastes a vossa obra ao contrário. Devíeis primeiro ter criado a mulher e só depois o homem. assim já encontraríamos o mundo mais limpo e arrumado.
Enganastes-vos! Por isso o mundo deu nesta merda…
Jaime Crespo