25.12.13

Opinião: NATAL PARA SEMPRE

NATAL PARA SEMPRE… A IMEDIATIVIDADE DE JESUS, NÃO UMA MERA REFERÊNCIA…MAS FILHO DE DEUS… COMO UM DE NÓS… A ESCOLHA DE JESUS… ESCOLHEU-NOS…ESCOLHAMOS NÓS OS QUE SOFREM, OS QUE ESTÃO SÓS, OS IDOSOS MAIS TRISTES MAIS SÓS, MAIS  POBRES… DEMOS EXPRESSÃO A ESTA DIMENSÃO PRÓXIMA DO FILHO DE DEUS… PUXEMOS-LOS PARA CIMA…QUE NINGUÉM PERMANEÇA SÓ, ABANDONADO…
Afinal o Papa Francisco, Nosso Pontífice torna tudo simples no seu discurso.
E  torna-se apreensível a imediaticidade  de Jesus hoje junto de nós.
Como um de nós. Podemos, se o nosso coração for capaz de cultivar o bem e a paz descobri-lo nos mais tristes… levando-lhes a alegria, nos mais pobres, nos idosos amparando-os, levando-lhes o  nosso melhor.
Sempre numa atitude de serviço, de “abaixamento” para com os outros.
Numa atitude de serviço a que estamos obrigados, não de dádiva… mas no exercício do cumprimento de um dever que nos cabe.
Não perder olho sobre o apoio a prestar aos mais pequenos.
Se tivermos estes gestos traduziremos por certo sentimentais expressos de que Jesus é uma evidência para sempre, não morreu, e  nós próprios temos motivos para acreditar na vida, confiança e esperança… jamais incerteza ou pessimismo… Natal para sempre.
Doutrina de dois mil anos…sem que a mudança coarcte a imediaticidade de Jesus e do Natal, hoje e para sempre.
Oportunidade  para nos  dedicarmos de  modo afincado, melhor com os idosos, os mais pequenos, onde houver um indício de solidão…que ocorra a nossa presença discreta, autentica , fraterna....puxarmos os nossos idosos para cima para que a nossa vida expresse o verdadeiro sentido de Natal, e não o contrário, e prepararmos o passo para defender o direito ao alimento de subsistência.
Natal é mais prece que consumo, mais reflexão, mais análise, mais crítica interior, conhecermos-nos melhor…não  podemos pois continuar a desvalorizar Jesus…evoluir sempre nem que seja aos poucos porque Jesus veio para ficar connosco ….para sempre.
Se tivermos estes gestos traduziremos por certo os sentimentos de que Jesus é uma evidência, não morreu…e nós próprios procuramos o sentido certo do Natal.
João Castanho
NOTA: A foto que ilustra este texto de João Castanho foi retirada do Sapo em "A Foto do Dia" e tem a seguinte legenda: Um cidadão prepara uma lanterna gigante em forma de estrela pare celebrar o Natal na em Typhoon, nas Filipinas. A região foi arrasada recentemente pela passagem de um tufão mas os filipinos, um dos povos que mais celebram o Natal, lançaram um concurso para eleger a melhor decoração natalícia na cidade de Tacloban. Um sinal de otimismo mesmo no meio da tragédia.