19.10.25

NISA: Os trabalhos do Dinis (I)

 


As eleições já passaram. Os partidos já fizeram as suas análises, do que correu bem e do que correu mal. Nós vamos continuar por aqui, a sugerir, a propor, a lançar ideias e a ouvirmos opiniões sobre o que pode ser feito melhor na nossa terra e no nosso concelho. Por isso e porque não queremos tão mal ao novo presidente da Câmara, como disseram de nós, sugerimos algumas medidas a tomar, logo a seguir à tomada de posse. É uma ajuda (se for entendida como tal) a um melhor desempenho do executivo municipal. Aqui vão...

1 – Após a tomada de posse, convide TODOS os eleitos para a foto da praxe. Servirá para incluir no Editorial da 1ª edição do Boletim Municipal e divulgar o rosto e o nome de TODOS os Eleitos. ( Não esquecer que os Boletins Municipais, ao contrário do que fez a Isaltina, devem mencionar, na ficha técnica, o número de exemplares editados ou impressos. Isto, para não haver distribuição, passados 2 anos, do “célebre” e luxuoso Boletim comemorativo dos 10 anos de presidência de Sua Alteza. Somos ricos, mas não tanto).

2 – Reabrir as portas da Câmara à Democracia, acabando com a prática vergonhosa e ilegal de Censura aos munícipes que não afinam pelo diapasão do roseiral. Lembre-se que os seus “camaradas” dos executivos de 1976-1979 e 1979-1982 pautaram sempre a sua actuação pelos princípios da Liberdade, da Democracia e da Transparência. Não envergonhe as suas Memórias.

3 – Pedir desculpa a todos os Munícipes e cidadãos que nestes 12 anos de prepotência e arrogância foram alvos e vítimas dessa prática ilegal. Tente ser humilde, educado, cordial e os munícipes começarão a ver em si uma pessoa diferente e acessível.

4 – Convide os vereadores – TODOS, TODOS, TODOS, como na referência que fez ao Papa Francisco - a deslocarem-se à Praça da República e em nome do Partido que representa, pedir públicas desculpas à senhora Maria da Luz. Relembre-se que muito do êxito que alcançou nesta e anterior eleição, teve pioneiros, gente que trabalhou durante anos, muitos anos, para que outros, agora, subissem os degraus do poleiro. Esta família devia merecer-lhe uma consideração e respeito, especiais…

5 – Proceda de igual modo em relação à funcionária do Município, alvo de uma “brincadeira” estúpida de gente que não sabe o que é uma campanha eleitoral.

6 – Dizer à senhora Idalina Trindade que foi eleito Presidente da Câmara e que doravante as decisões respeitantes a esse cargo são suas.

7 – Retirar a placa informativa – que nada informa – sobre as obras de asfaltamento da azinhaga onde mora, realizadas há mais de quatro (4 anos).

8 – Pedir-lhes desculpa e Reunir com os moradores das moradias números 164 e 166 da Rua 25 de Abril e dizer-lhes que a Câmara está disposta a resolver o grave problema dos esgotos domésticos que se arrastam, sem justificação, há muitos anos. Dê um passo em frente e aproxime-se dos munícipes.

9 – Relembrar, mais uma vez – e tantas vezes quantas as necessárias – à senhora Idalina Trindade , que foi eleito Presidente da Câmara em 12 de Outubro e que, a administração do Município de Nisa é da sua competência.

10 – Mandar retirar da Praça da República, toda a panóplia de adereços idalinescos (bikes, bicos, balouços identitários, recipiente para garrafas e plásticos (que fará sentido, sim, mas apenas quando se realizarem eventos) e outras “invenções” sem qualquer préstimo.

* Hoji Ya Henda