23.1.23

Marvão celebra 125º aniversário da Restauração do Concelho e 20º aniversário da Casa da Cultura

 
Marvão comemora, dia 24 de janeiro (terça-feira), o 125º aniversário da Restauração do Concelho. A partir das 10h00, na Câmara-Velha - Casa da Cultura, a efeméride é assinalada numa sessão em que vai ser também apresentada a recém-criada “Rota do Megalítico”.
Pela relevância do seu legado megalítico, com a criação desta Rota, o Município de Marvão passa a contar com um novo produto turístico, de enorme potencial.
Nas paisagens de Marvão conhecem-se 27 dólmenes e três menires, erguidos há mais de cinco mil anos, durante o Neolítico, sendo o resultado de profundos rituais das primeiras comunidades agropastoris. De todos estes monumentos, apenas constam do roteiro, seis dólmenes e três menires, que pela sua proximidade a estradas e caminhos se podem visitar.
Já a partir das 14h00, os alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Marvão vão realizar o Peddy Paper Indoor “À Descoberta da Casa da Cultura”. Uma atividade realizada no âmbito do 20º aniversário deste espaço, outrora o edifício da Câmara Velha, que hoje abriga um conjunto de exposições culturais que retratam algumas das suas antigas funcionalidades, como a antiga Prisão e o antigo Tribunal.
O dia termina com um apontamento pirotécnico no Castelo de Marvão, estando o seu início previsto para as 19h00.
Na sexta-feira, dia 27, o Município promove um Serão Cultural na Casa da Cultura de Marvão.
A partir das 21h00, pode assistir-se a um apontamento de poesia popular marvanense.
Esta noite vai ser ainda complementada com um momento musical, de violino e acordeão, proporcionado pela Escola de Artes do Norte Alentejano.
No sábado, 28 de janeiro, vai ser possível realizar uma visita guiada ao Megalitismo do Concelho de Marvão. A saída em autocarro está prevista para as 9h30, desde as Portas de Ródão. As inscrições são limitadas e devem ser efetuadas até dia 27, no Posto de Turismo de Marvão (245 909 131 - turismo@cm-marvao.pt).
A restauração do concelho de Marvão ocorreu em 1898 e representa a recuperação da independência política após uma reorganização administrativa que anexou Marvão a Castelo de Vide, com o objetivo de racionalizar recursos financeiros e humanos. Esta situação durou três anos, altura em que Marvão voltou a ser reintegrado na divisão administrativa municipal e foi desanexado do concelho vizinho.
A autonomia municipal foi recuperada a 24 de janeiro, data em que, anualmente, o Município de Marvão evoca a memória e comemora o simbolismo de uma importante parte da história do concelho.