15.1.23

ALCAINS: Museu do Canteiro assinala 18° aniversário com exposição de Rosário Belo

No próximo dia 22 de Janeiro o Museu do Canteiro, em Alcains, celebra o seu 18º aniversário com a inauguração da exposição de pintura da autoria de Rosário Belo “CELEBRAR A #ARTE” que estará patente no Museu do Canteiro até ao dia 20 de Março de 2023.
A abertura da exposição será às 15:30 horas e contará com a atuação do grupo Ritmos da Alma.
O Diário Digital Castelo Branco sabe que para além desta exposição decorrerão ao longo desse período outras iniciativas que oportunamente serão anunciadas.
Rosário Bello é atualmente artista plástica na Fábrica da Criatividade de Castelo Branco. Nasceu a 4 de Abril de 1972 em Nisa e residente em Castelo Branco. O seu percurso artístico já conta com mais de 180 exposições de pintura a nível nacional e internacional. A sua primeira exposição foi em 1996. Tem atualmente patente uma exposição de pintura em Itália. Expôs a sua arte a convite no Salão Internacional de Arte Contemporânea no Carroussel du Louvre no mês de Outubro 2022.
A pintura é a sua atividade profissional e caracteriza-se pela variedade de técnicas.
Iniciou pelo desenho a carvão em criança vindo a enveredar posteriormente noutras técnicas, quer pela pintura em tela a óleo, acrílico, carvão, pastel de óleo/seco e aguarelas. Dedica-se também como ceramista à pintura de painéis em azulejo estando espalhados pela nossa região e em outros lugares, até mesmo no Gabão. A pintura em têxtil é outro tipo de pintura que gosta de fazer, personalizando as mesmas com a sua arte e assinatura.
Nasceu e viveu em Nisa até aos 6 anos tendo depois mudado para a Beira Baixa em Vila Velha de Ródão, onde iniciou a sua caminhada pela arte e pela escrita, outra das suas paixões. Com 22 anos mudou-se para Castelo Branco alguns anos mais tarde veio viver para Alcains onde ainda tem familiares e amigos. Nesse tempo em que viveu em Alcains trabalhou na DIELMAR pois além da arte a artista tem formação e conhecimentos de costura, inclusive Curso de Modelagem através do CIVEC. O facto de saberem que era pintora nos tempos livres onde continuava a fazer exposições, era de vez em quando solicitada para pintar os aventais das suas colegas, o que a deixava muito feliz pois era algo que gostava muito e vê-las com os aventais era um ORGULHO, sinal de que valorizavam a sua arte. Outra das suas atitudes quando veio viver para Alcains foi oferecer uma obra para a Junta de Freguesia como demonstração de que poderiam contar com a sua arte. Apesar de não ter feito nenhuma exposição em Alcains, sempre prevaleceu essa vontade, pois a mesma descreveu que adorou o tempo que aqui viveu e trabalhou nesta vila.
Infelizmente por motivos de saúde teve que sair da Fábrica e voltar a Castelo Branco e continuar a sua vida profissional com a sua família e filhos. Ainda assim não esqueceu Alcains, pois regressou à Escola onde desenvolveu diversas palestra para os alunos sobre a sua arte. Posteriormente, a convite da artista visitaram a Fábrica da Criatividade, local onde a artista trabalha e juntos tiveram a experiência de fazer em conjunto 2 painéis em azulejo também oferecidos, um para Alcains e outro para São Vicente da Beira. Experiências únicas a que se juntam outras memórias familiares vividas em Alcains e mostram a sua forte ligação a esta vila. 
Em nota de imprensa Rosario Bello afirma que é "Uma honra e uma realização de um SONHO esta passagem por Alcains e ser no aniversário do Museu do Canteiro é uma dupla celebração à qual a artista diz...BEM HAJA".
 
* in Diário Digital Castelo Branco - 13/1/2023