20.10.21

PORTALEGRE: Entre o ponto de partida e o ponto de chegada: um passeio gráfico pela obra de José Régio

 
Inaugura a 21 de outubro, pelas 17h30, na Casa Museu José Régio a 3ª fase da exposição de Helena Major e Magda Cordas sobre Régio. Depois de “Um Itinerário Gráfico sobre a Obra de José Régio” e “De Antigas Gentes e Traças”, as autoras apresentam agora “Entre o Ponto de Partida e o Ponto de Chegada: um passeio gráfico pela obra de José Régio”.
Na senda dos trabalhos anteriores, as ilustradoras continuam a explorar a imagética da obra do poeta, dando-lhe uma nova interpretação mais contemporânea, arrojada e que se quer capaz de suscitar o diálogo com o visitante.
Mais uma vez, é criada uma narrativa paralela à obra que faz a síntese entre as mostras anteriores e define então o ponto de partida e o ponto de chegada deste itinerário gráfico, que explora os lugares percorridos e as personagens reais e imaginadas que se cruzavam com o próprio Régio, no fundo o protagonista omnipresente em todo o trabalho de criação ambiental e cénico.
Até final do ano não deixe de visitar a exposição e descubra aqui os “Belos passeios que tem Portalegre, para dar aos domingos” e também nos outros dias. Estará patente de terça a domingo das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 até 31 de outubro. De 2 de novembro a 31 de dezembro o horário de visita será das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.
Também na ocasião será apresentada a reedição do livro de poemas “Fado”, de José Régio.
A Câmara Municipal de Portalegre assume o acesso à cultura e às artes como ferramenta potencial para o fomento de coesão, o aumento da capacidade de atração e o desenvolvimento do nosso território. Por esse motivo, a promoção e apoio à produção e agentes culturais locais serão sempre entendidos como formas de valorizar as pessoas e o nosso património comum, reforçar a cidadania e promover novas dinâmicas, bem como o tão aguardado reencontro entre as pessoas.