18.10.21

PORTALEGRE: Apresentação de obras literárias de Avelino Bento

 
Decorreu este sábado, 16 de outubro, no Centro de Congressos dos Paços do Concelho de Portalegre a sessão de apresentação de três obras literárias da autoria de Avelino Bento: o romance “A Geração que quis ser feliz”, o livro de contos “Os últimos putos neo-realistas” e o livro de poesia “Quarent’Ena mais poemas”, que foi escrito quase como um diário da pandemia.
A sessão uniu Brasil, Espanha e Portugal numa clara evocação á cada vez mais necessária união dos povos, sobretudo na área da cultura. A conduzir os trabalhos esteve Amélia Bravo Vadillo, da Editora Filigrana, poetiza e amiga pessoal do autor. Para falar sobre as obras que prefaciaram estiveram Luís Miguel Cardoso do IPP e Humberto Lima de Aragão Filho (em direto por zoom de São Paulo – Brasil).
O programa contou ainda com um momento musical com a soprano Rafaela Albuquerque acompanhada ao piano pelo maestro portalegrenses José Raimundo.
Avelino Bento é Professor Coordenador Jubilado da Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, para além de ser ator, encenador e animador cultural. Tem artigos e comunicações publicados em livros e revistas nacionais e internacionais, sobre Teatro, Expressão Dramática, Animação Sociocultural e Educação Artística.
A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, destacou a multiplicidade de talentos e áreas de interesse que Avelino Bento evidenciou ao longo do seu percurso profissional, manifestando total disponibilidade para continuar a apoiar e promover eventos que envolvam a dinamização e a cooperação cultural como ferramentas de desenvolvimento e valorização do território.