6.10.21

HÁ CINEMA NO GAVIÃO! E por cá?

 
Há cinema no Gavião. Há actividades culturais em todos os concelhos vizinhos. E por Nisa? O Cine-Teatro, prestes a comemorar 90 anos da sua criação, fechado, como um espaço fantasma e sem vida. Só abre para os "actos oficiais" e de propaganda eleitoral da edil de Amieira, como foi o pomposo ( e só para a família rosa) acto da Assinatura da Contratualização da obra de construção da ponte internacional sobre o Sever, que ninguém sabe onde fica e quem vai servir, mas que serviu para trazer a Nisa em plena campanha eleitoral para as Autárquicas, todo o séquito socialista, requisitado e disponível para dar uma ajuda onde fosse preciso. Foi preciso, por exemplo, em Portalegre e nem os focos incandescentes de uma comunicação social cada vez mais dependente, conseguiram demover os portalegrenses que não acreditaram na mensagem da "capital do desporto" ou de "capital do património" abandonado, tal como está, aliás, o distrito, em quase todas as áreas. Só isto já dava argumento para um grande "filme".
Mas, voltamos ao princípio. Há Cinema no Gavião! E em Nisa, não há porquê? Logo agora que está na "moda" (e as modas como todos sabemos e tal como o poder, são efémeras) que ganhou "atractividade", tão atractiva que não tem, aos domingos, um restaurante, para servir uma simples sopa. 
As pessoas não precisam de comer, dirá, eufórica, a edil. Precisam é de baloiços lilazes, esticar os braços e as pernas, espraiar a vista pelas magníficas paisagens fluviais que o Município oferece, mesmo quando o Tejo vai carregado de cheiros pestilentos e de poluição.
Mas, isso, faz parte da vida, não é?
Mário Mendes