21.10.21

DOCLISBOA’21 - 19.º Festival Internacional de Cinema

O Doclisboa está de regresso à cidade de 21 a 31 de outubro para a sua 19.ª edição, retomando seu formato habitual "pré-pandemia". Em 2021, o festival apresenta uma programação com 249 filmes, oriundos de 62 países, entre os quais 46 representações portuguesas.
A Culturgest, o Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o Cinema Ideal, o Cinema City Campo Pequeno, Museu do Oriente e Museu do Aljube são os espaços que este ano acolhem a programação do DocLisboa.
Ao longo de 11 dias serão apresentadas 51 estreias mundiais e 28 estreias internacionais, 9 estreias europeias, 116 estreias portuguesas e onze primeiras obras em competição. Portugal reúne 44 filmes, sendo que 11 estarão em competição.
O programa está dividido entre secções competitivas e não-competitivas: Competição Internacional, Competição Nacional, Riscos, Da Terra à Lua, Heart Beat, Retrospectiva Ulrike Ottinger, Retrospectiva Cecilia Mangini, Cinema de Urgência, Verdes Anos e Doc Alliance.
A 19ª edição conta com a presença de realizadores de todas as secções do festival, incluindo Ulrike Ottinger – que acompanhará a sua retrospectiva, Avi Mograbi, Vitaly Mansky, Helke Misselwitz, Nicolas Klotz, Elisabeth Perceval, Marta Popivoda, Sergio Silva, Boris Lehman, entre muitos outros.
Pode consultar toda a programação aqui e encontrar todas as informações em doclisboa.org