12.10.21

PONTE DE SOR: Portugal Air Summit de 13 a 17 Outubro

Vários membros do Governo estarão em Ponte de Sor de 13 a 17 de outubro
João Gomes Cravinho, Pedro Nuno Santos, Manuel Heitor, Nelson Sousa e Ana Abrunhosa
presentes no Portugal Air Summit
Para além dos ministros da Defesa; das Infraestruturas e Habitação; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; do Planeamento e da Coesão Territorial, de salientar a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel e do Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro;
 Destaque para a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, que marcará presença no dia 13 no painel “TAP - desafios para um futuro a voar”, Luís Ribeiro, Presidente da ANAC, que abordará o tema “O papel da Regulação num mundo pós-COVID” e para o CEO da ANA Aeroportos, Thierry Ligonnière, que versará sobre “Aeroportos:Desafios de um sector em recuperação”;
Outros nomes a merecer atenção: Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa; Luís Filipe de Castro Henriques, Presidente do AICEP; João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM; ou, a nível internacional, com a intervenção de Marcos Cesar Pontes, Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Brasil e Rafael Schvartzman, Regional Vice President Europa da IATA.
Os ministros João Gomes Cravinho e Pedro Nuno Santos estarão presentes no Portugal Air Summit, na sessão de abertura da maior Cimeira ibérica no setor aeronáutico, defesa e espaço, que começa amanhã, dia 13 de outubro, e se prolonga até dia 17. Mas, ao longo dos vários dias de conferências do evento, inúmeros membros do Governo passarão por Ponte de Sor.
No dia 13 marcará presença a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, às 12h50, com o tema: “Como atrair mais turistas para Portugal - Importância da aviação”.
Para 14 de Outubro, a sessão de abertura cabe ao Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, estando ainda previsto a intervenção do Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e a sessão de encerramento ficará a cargo de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
No dia 15, o Portugal Air Summit contará com Nelson de Souza, Ministro do Planeamento, na sessão de abertura, e com Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, no encerramento.
A lista de nomes que participarão nas inúmeras conferências organizadas pelo Portugal Air Summit abrange as mais diversas áreas, desde a indústria aeroespacial, através de Castro Henriques, presidente do AICEP, Luís Ribeiro, Presidente da ANAC, João Cadete de Matos, Presidente da Anacom, ou Ricardo Conte, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, a temas como a aviação sustentável - outro dos tópicos fortes na edição deste ano -, com Ana Agostinho, Chefe de Sustentabilidade - Hi fly, César Sánchez López, Vice-Presidente da AIRBUS para o Sul da Europa e Israel, ou David Waddington, da Zeroe Airbus, onde o hidrogénio na aviação serão devidamente escalpelizado.
A nível internacional, as atenções centram-se no dia 14, às 12h30, com a intervenção de Jan-Christoph Oetjen, membro do Parlamento Europeu, que abordará o tema “Céu Único Europeu, é Hora de Agir - A Perspetiva do Parlamento Europeu”, ou em Marcos Cesar Pontes, Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, que falará sobre a “A importância do setor aeroespacial e tecnologias associadas”, às 16h00.
Ainda no dia 14, também o painel “Perspectivas para o Sector Espacial em Portugal - Agência Espacial Portuguesa”, merece olhar atento a partir das 16h20, com a presença de Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa. Já Luis Filipe de Castro Henriques, Presidente do AICEP, abordará às 17h00 “A indústria aeroespacial, uma aposta”.
Dia 15, serão abordadas temáticas como Economia ou Saúde Mental. João Duque, Professor Catedrático no ISEG explicará qual o “Impacto das viagens na economia. Cenários futuros”, enquanto Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, moderará o painel “Saúde Psicológica para um novo começo”. Também a economia e investimento no Alentejo serão discutidos, através do painel: “Investir no Alentejo: Pilares de uma estratégia conjunta de atração de investimento para o Alentejo”, a cargo de Vítor Silva, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, e Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor. A sessão de encerramento estará a cargo da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Nas palavras de Nuno Molarinho, CEO da TheRace e organizador do Portugal Air Summit, “este programa é a prova do prestígio do Portugal Air Summit e da importância do hub aeronáutico no nosso país. A relevância institucional desta cimeira fica bem demonstrada com a presença de vários membros do Governo, bem como de altos responsáveis por entidades cuja importância para a economia nacional, para o seu crescimento e internacionalização é por demais evidente. E, claro, será um prazer receber tantos stackholders do setor aeronáutico, com os quais trabalhamos em constância, e que sabemos também sentirem como seus estes cinco dias de debate e encontro em Ponte de Sor”.
O Portugal Air Summit decorre de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a empresa TheRace.
Veja todo o programa atualizado, aqui: https://portugalairsummit.pt/programa/