31.10.21

Movimento de cidadãos ProTejo ameaça fazer queixa contra Portugal e Espanha por “má gestão” do rio Tejo

Fauna do rio Tejo em perigo devido a algas tóxicas e plantas invasoras que chegam de Espanha. Bloco de Esquerda questiona ministro sobre o assunto
O rio Tejo apresenta, na barragem de Fratel, Vila Velha de Ródão, uma cor verde devido às cianobactérias (algas tóxicas) e plantas invasoras provenientes de Espanha. A Agência Portuguesa do Ambiente já tinha identificado a situação, mas o movimento ProTejo avisou para uma contaminação maior. Em novembro, de acordo com o "Jornal de Notícias", o movimento vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia (CE) por “má gestão” da água da bacia do Rio Tejo.
O presidente do ProTejo, Paulo Constantino, refere que o rio é “refém” dos interesses económicos das hidroelétricas. A queixa que o movimento pretende fazer é contra Portugal e Espanha.
O Bloco de Esquerda questionou, a semana passada, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes. Os bloquistas querem saber se o Governo vai sancionar o seu congénere espanhol para impedir a má gestão dos caudais do rio.