31.7.19
Portugal 281 + Ultramarathon passou em Vila Velha de Ródão
A quinta edição de uma das mais longas ultramaratonas do mundo, a Portugal 281 + Ultramarathon Beira Baixa Portugal, realizou-se entre 25 e 28 de julho e passou pelo concelho de Vila Velha de Ródão, onde decorreu uma parte do percurso e se situou um dos portos de abrigo mais importante para os participantes.
A Portugal 281 + Ultramarathon Beira Baixa Portugal é uma prova de longa distância que teve largada em Penamacor e chegada na muralha da cidade de Castelo Branco, devendo os participantes concluir os 281 quilómetros que constituem o percurso num prazo limite de 66 horas. Entre participantes a solo e em estafeta, a prova contou com a presença de 74 atletas de 12 países e três continentes, de longitudes tão diferentes como a Ásia, o Japão e as América (EUA, México e Brasil).
O percurso da prova incluiu o concelho de Vila Velha de Ródão, onde os participantes passaram durante a tarde de 26 de julho e a madrugada do dia seguinte e onde puderam usufruir de uma base de apoio e local de paragem no Parque de Campismo, para uso dos balneários, reforço alimentar, apoio médico e algumas dormidas temporárias.
Para o Município de Vila Velha de Ródão o apoio a este tipo de iniciativas representa uma mais-valia, na medida em que, para além da promoção do desporto e hábitos de vida saudáveis e um exemplo de superação física, constituem uma oportunidade de dar a conhecer o rico património natural, histórico e cultural do concelho e da região da Beira Baixa.
MARVÃO: Abertura do Festival Periferias no castelo
A abertura oficial do VII Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara "Periferias" está agendada para dia 10 de agosto, no Castelo de Marvão, com a projecção do filme "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, numa sessão que vai contar com a presença dos realizadores.
O filme, distinguido na última edição do Festival de Cannes com o prémio especial do júri, foi rodado ao longo de nove meses, numa aldeia indígena da tribo Krahô, no Brasil.
30.7.19
POLÍTICA: Os "bons" exemplos que vêm de cima...(I)
A deputada Elza Pais recebeu, nesta legislatura, do Parlamento, mais de dois mil euros por mês de subsídio de deslocação para Mangualde, apesar de ter a sua casa em Lisboa.
ELZA PAIS (deputada, na foto) recebeu, nesta legislatura, do Parlamento, mais de 2000 (dois mil) euros por mês de subsídio de deslocação para Mangualde... apesar de ter a sua casa em Lisboa. O caso foi denunciado publicamente, em 2018. Não consta que se tenha arrependido ou que tenha devolvido um euro . Por este tipo de comportamento, foi agora PREMIADA. É candidata em Leiria, às eleições de Outubro, pelo Partido Socialista.
É ela a Presidente (!!!) das Mulheres Socialistas.
Paulo de Morais in Portugal Glorioso - https://portugalglorioso.blogspot.com
29.7.19
Corrida Vertical By Revo Drinks, enche de cor e animação Serra da Penha em Portalegre
Equipa da Inijovem no 3º lugar do pódio
Pelo segundo ano consecutivo a Serra da Penha teve um colorido especial, com a segunda edição da Corrida Vertical, um evento promovido pela Associação de Atletismo de Portalegre, mais de 120 atletas, e muito publico que a cada ano, adere em maior numero ao evento.
A corrida vertical é a festa do desporto para aos atletas já habituados à pratica desportiva da corrida, mas também para os que vem pela experiência única de correr num local emblemático, rodeados de publico, que à passagem de cada um dos participantes, não poupa esforços no incentivo, para que alcancem o topo da serra da Penha, após superarem 269 degraus, seguidos de 800 metros com mais de 25 % de inclinação positiva, são estes fatores que conferem à Corrida Vertical características únicas no pais.
Na prova para alem dos vencedores de cada um dos escalões em prova receberem os merecidos prémios, resultante das boas prestações alcançadas, este ano com a inovação das provas para os escalões mais jovens, todos os participantes puderam levar para casa inúmeras ofertas, desde t’shirts e outros brindes, a bebida energética e inúmeros produtos regionais e vouchers de empresas parceiras, que foram sorteados entre os participantes, revelando a importância de todos, bem como o carácter popular do evento, onde todos os participantes tiveram direito ao seu momento especial.
Na classificação destacamos as equipas que alcançaram o pódio desta 2ª edição da Corrida Vertical, o terceiro lugar foi para a Inijovem a equipa que veio desde a vila de Nisa, o Penhas Trail Team alcançou o 2ºlugar e a equipa vencedora foi o Atletismo Clube de Portalegre.
O evento encerrou com um jantar servido sob uma paisagem única sob a cidade de Portalegre, muita música e animação pela noite dentro.
NISA: A FOTO DO DIA (2)
A foto é de 1980 e descobri-a no acervo documental da Ephemera (www.ephemera.jpp.com) . Trata-se de uma demonstração "ao vivo" da olaria nisense, na foto representada por António Pequito que colaborou na iniciativa "A Arte na Vida do Povo" da Associação Semear para Unir.
26.7.19
NISA: A Foto do Dia
A este dia, 26 de Julho, convencionou-se designá-lo por Dia dos Avós. É uma data dedicada também a Santa Ana, que em Nisa tinha uma capela junto ao antigo cemitério, no local onde está hoje o Cine Teatro. A capela entrou em ruínas e como houvesse perigo de desmoronamento, a Câmara, no distante ano de 1909, decidiu a sua demolição. A imagem de Santa Ana pode ser apreciada no nicho em que se encontra na escadaria dos Paços do Concelho que conduz ao primeiro andar do edifício.
Falemos da Foto do Dia. Mostra a Tá Hermínia Galucha, na Praça, transmitindo um pouco de ternura e afecto ao Adolfo, um menino grande, que em boa verdade nunca chegou a ser menino. Deserdado da sorte e dos afectos, o Adolfo foi uma das figuras mais populares de Nisa e por isso, bem merecedor do soneto que lhe foi dedicado e que abaixo transcrevemos.
SAUDADE
(Em memória de Adolfo da Graça Costa Moura)
Um ano após outro ano, o tempo andando
por nós irá passando, sem cessar...
nos corpos sua marca vai deixando...
nas mentes, a saudade irá gravar!
De ti, Adolfo amigo que partiste,
nos lembraremos sempre com ternura,
e, ao Céu, onde sem dúvida subiste,
tua Alma irá levar tua candura.
Outros daqui partiram também já
e, a pouco e pouco todos nós iremos.
Seus nomes para Sempre lembraremos...
E s´a Vida p´ra nós madrasta for...
ano após ano Quem ficar por cá,
que nos lembre também sem mágoa e dor!...
Vale dos Cardos, Agosto de 2004
Afonso Zagalo Neves
Marvão e Valencia de Alcántara celebram a Boda Régia
O XV Festival Transfronteiriço “Boda Régia” realiza-se de 1 a 4 de agosto. Dia 1 de agosto (quinta-feira) as atividades decorrem na Portagem, a partir das 21h30, com destaque para a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão (junto à Ponte Quinhentista). Depois, já no Anfiteatro do Centro de Lazer, pode assistir-se a um espetáculo de teatro, dança e música de época.
Esta festa de interesse turístico regional, organizada pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, com a colaboração do Município de Marvão, tem um programa repleto de atividades culturais e estreia, este ano, uma nova obra teatral, na maior participação de sempre, ao nível de atores e figurantes.
Sábado, dia 3, a partir das 20h00, recria-se, no Paseo de San Francisco, a entrada das comitivas reais na vila. Cerca de duas dezenas de convidados marvanenses vão acompanhar o Rei D. Manuel até Valencia de Alcántara, na festa de compromisso.
A recriação histórica do enlace que uniu o Rei de Portugal, D. Manuel I, "O Afortunado", com a Infanta Isabel, filha dos Reis Católicos, em 1497, é o ponto alto das comemorações e decorre no domingo, dia 4, às 22h00, na Igreja de Nuestra Señora de Rocamador, em Valencia de Alcántara.
25.7.19
NISA: Horário de funcionamento dos sanitários públicos não serve os cidadãos
Os sanitários públicos no edifício do Posto de Turismo (e, provavelmente, os dos Postigos, junto à nova "Fonte Chanfrada") encerram às 20 horas, ou seja, ainda em pleno dia. Dessa forma, quem passar por Nisa e os habitantes que frequentem a Praça da República, o jardim e as esplanadas da zona, estão proibidos de satisfazerem as suas necessidades fisiológicas, durante a noite.
Face ao encerramento, a horas impróprias, dos sanitários públicos, bem pode dizer-se que nestes dias que antecedem a abertura do certame "Nisa em Festa", as pessoas que estejam de bexiga cheia são "convidadas" a aliviarem-se do modo que puderem, a "desenrascarem-se" recorrendo, por ventura, aos inúmeros cantos e recantos que as barraquinhas espalhadas pela Alameda proporcionam.
Não é bonito. Não é, não pode ser, a "marca" de um concelho cuja edil diz ter o "melhor queijo do Mundo" (e, em homenagem, mandar fazer uma "rotunda queijeira" em Tolosa) património, monumentos, florinhas e berloques por tudo quanto é sítio, mas falhar no essencial, ao manter um horário de funcionamento anacrónico que impede e proíbe os habitantes e visitantes da vila de satisfazerem as suas necessidades básicas, ainda em pleno dia.
Como já alertei no site do Município (estou proibido de comentar no facebuque municipal, sem nunca lá ter escrito o que quer que fosse) apelo a que haja um pouco de bom senso. Estamos em pleno Verão, e não será por mais umas horas de funcionamento - que se justificam plenamente - que as instalações ficarão mais degradada do que já estão. Andar a urinar pelos cantos da Alameda ou pelos recantos do Jardim é bem pior e configuram situações degradantes e pouco edificantes para o bom nome de Nisa e dos seus habitantes.
Alargar o horário de funcionamento dos sanitários públicos da vila, impõe-se como uma necessidade urgente e como medida de preservação ambiental. Só não vê quem não quer.
Mário Mendes
Conselho Sindical Interregional, Alentejo-Extremadura (CSIR), reuniu em Badajoz
No dia 23 de Julho de 2019, pelas 10h, na Sede da UGT Extremadura em Badajoz, realizou-se uma Reunião da Comissão Executiva do Conselho Sindical Interregional, Alentejo-Extremadura (CSIR).
A União de Sindicatos, UGT-Portalegre, mantém a presidência do CSIR Alentejo/Extremadura (Conselho Sindical Inter-regional), constituído em 1994, que reúne também a restante estrutura da UGT Alentejo (Portalegre, Évora e Beja), a UGT Extremadura, a CGTP-IN Alentejo e as CCOO – Comissiones Obreras de Extremadura, num total de 12 elementos que representam a Comissão Executiva, e que é um instrumento criado pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) para fomentar "a cooperação transfronteiriça entre os sindicatos dos países vizinhos, com o objectivo de defender os interesses comuns dos trabalhadores."
A actividade dos CSIR (existem mais três na relação Portugal/Espanha) centra-se na mobilidade transfronteiriça, o direito à livre circulação, a manutenção dos direitos, e a vigilância e luta contra o dumping económico e social.
Da Ordem de Trabalhos fizeram parte a observância sobre as prioridades de actuação no presente mandato, assuntos formais do foro interno, análise sobre os programas europeus e fundos estruturais, assim como a participação do CSIR Alentejo-Extremadura ao nível europeu, para além de outros assuntos de interesse.
Desta reunião, resultou ainda uma Resolução sobre os incêndios em Portugal.
Resolução da Comissão Executiva
A Comissão Executiva do CSIR Alentejo/Extremadura vem desta forma transmitir total solidariedade para com a população portuguesa afectada pelos incêndios dos últimos dias, mais concretamente
transportando conforto e confiança aos bombeiros portugueses envolvidos, voluntários e profissionais, que dão diariamente o melhor de si, desejando que, para além da preocupação com a devida prevenção que todos, sem excepção, deverão ter, melhores e maior número de recursos disponibilizados, bem como o repovoamento do território e o reordenamento florestal, possam evitar novas tragédias no futuro.
Badajoz, 23 de Julho de 2019
24.7.19
PORTALEGRE: Apreensão de duas armas de fogo por violência doméstica
O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo Investigação e Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE), hoje, dia 24 de julho, apreendeu duas armas de fogo no âmbito de um processo por violência doméstica, no concelho de Portalegre.
No sequência de uma investigação pelo crime de violência doméstica, foi possível apurar que o agressor, um homem de 44 anos, exercia coação psicológica sobre a sua esposa, de 41 anos. Foi dado cumprimento a uma busca domiciliária que culminou com a apreensão de duas armas de fogo, como medida cautelar.
Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Portalegre.
23.7.19
Geoparque Mundial: Ródão recebeu visita de avaliadores da UNESCO
Vila Velha de Ródão recebeu, no dia 21 de julho, a visita de um grupo de avaliadores da UNESCO no âmbito da revalidação do selo do Geoparque Mundial daquela instituição para o território da Beira Baixa, onde se inclui o concelho.
A revalidação do selo do Geoparque Mundial da UNESCO para o território da Beira Baixa ocorre a cada quatro anos e, no contexto deste procedimento, decorreu no concelho de Vila Velha de Ródão uma visita dos avaliadores, que incluiu um passeio de barco pelo Monumento Natural das Portas de Ródão com uma prova de produtos Terras de Oiro e um jantar na Herdade da Urgueira, de forma a mostrar aos representantes da UNESCO o que o nosso território tem de melhor.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios que combinam a proteção e promoção do património geológico e o desenvolvimento local sustentável, sendo reconhecidos internacionalmente. O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional foi o primeiro geoparque português e integrou, em 2006, as Redes Europeia e Global de Geoparques, contando com um território de 5060 km2 nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova, Nisa, Oleiros e Vila Velha de Ródão.
NISA: Eleitos da CDU denunciam absolutismo da maioria PS (III)
Os vereadores da CDU, na reunião de 16 de julho, da CM de Nisa, NÃO APROVARAM a ratificação de decisões tomadas pela maioria PS no executivo camarário. Os vereadores denunciaram também a criação de um evento no mercado municipal, pelo executivo PS, que faz concorrência desleal a pequenos e médios empresários que investem no setor da restauração, e questionaram a venda de merchandising e produtos endógenos no Posto de Turismo de Nisa.
Ponto 10 - Definição de preços de produtos para venda, no Posto de Turismo de Nisa.
DECLARAÇÃO DE VOTO
Relativamente ao ponto 10, “Definição de preços para produtos para Venda no Posto de Turismo de Nisa”, o Município enquadra esta iniciativa na Lei nº 75/2013 relacionados com a fixação de preços pelos serviços prestados pelo município - conforme a alínea e) do artigo 33º. Questionamos se esta atividade de cariz comercial se poderá inserir no elenco das atribuições do Município e das competências de qualquer dos seus órgãos autárquicos e, mais uma vez, identificamos a sobreposição do Município aos interesses dos empresários locais pois se os potenciais compradores visitarem o Posto de Turismo e aí adquirirem os diferentes produtos, deixarão de o fazer no comércio e artesãos do Concelho. O papel do Posto de Turismo deverá ser de atrair e divulgar o nosso potencial turístico e não o de substituir os agentes locais.
Nisa, 16 de julho de 2019Os Vereadores da CDU
Vítor Martins - Fátima Dias
STAL denuncia presidentes de Câmara que recusam negociar o Acordo Colectivo de Entidade Pública
Pela recuperação de direitos roubados
A Direcção Regional de Portalegre do STAL procedeu à colocação de pendões denunciando a recusa do presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão em negociar o Acordo Colectivo de Entidade Pública – ACEP que permitiria a recuperação dos três dias de férias roubados pelo governo de maioria PSD/CDS. Este acordo abrange já perto de 1000 trabalhadores da Administração Local do distrito de Portalegre tendo sido assinado por várias autarquias designadamente Avis, Portalegre, Crato, Monforte, Fronteira, Marvão, Castelo de Vide, Galveias.
O ACEP recupera o direito a 25 dias de férias que os trabalhadores da Administração Local conquistaram pela luta, prescindindo inclusive de aumentos salariais no ano em que adquiriram o direito a mais 3 dias de férias.
Também o presidente da Câmara Municipal de Sousel assumiu que não irá assinar este acordo por, no seu ponto de vista, “dar muito” aos trabalhadores da autarquia que gere.
Os trabalhadores a quem está a ser vedado o acesso ao direito constitucionalmente consagrado da negociação colectiva, estão a ser colocados pelos seus executivos camarários numa situação de desigualdade salarial já que, pelas mesmas funções, trabalham mais dias que os colegas cuja autarquia assinou o ACEP, auferindo desta forma um salário menor.
Feira Histórica de Serpa 2019 - Candidaturas a decorrer
O período de candidatura à 12.ª Feira Histórica de Serpa está a decorrer até 21 de julho próximo. O evento realiza-se de 23 a 25 de agosto, com o tema “Serpa e a Inquisição”.
Para instrução das candidaturas devem ser consultadas as normas de participação e preenchida a ficha de inscrição, que se encontra disponível em www.cm-serpa.pt.
Após análise, a organização comunicará a sua decisão por correio eletrónico, até ao dia 9 de agosto.
O período de candidatura à 12.ª Feira Histórica de Serpa termina a 21 de julho próximo. O evento realiza-se de 23 a 25 de agosto, com o tema “Serpa e a Inquisição”.
Mais informação em http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?id=2813
22.7.19
ASSUMAR (Monforte): Centro de Recuperação de Menores debate “Sexualidade na Pessoa com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual”
Iniciativa acontece no Salão Multiusos do Centro de Recuperação de Menores, Assumar – Portalegre, no dia 23 de julho de 2019 pelas 11h00
Debater e compreender as questões relacionadas com a sexualidade de pessoas com perturbação do desenvolvimento intelectual é o objetivo do FÓRUM: "Sexualidade na Pessoa com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual". Esta é uma iniciativa da Comissão de Ética do Centro de Recuperação de Menores, em Assumar, e que se realiza na próxima terça-feira, dia 23 de julho, pelas 11h00.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “A sexualidade é "uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.
A sociedade está cada vez mais interessada e preocupada com as questões relacionadas com a sexualidade de pessoas com perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI). Contudo, persistem ainda ideias pré-concebidas e enraizadas sobre determinados grupos de pessoas que se encontram numa determinada condição física ou de consciência. Nesse sentido, é fundamental lançar o debate sobre este tema, desmistificando ideias e desconstruindo preconceitos.
A sexualidade é um dos aspetos essenciais para o equilíbrio psicossomático e o desenvolvimento integral do ser humano. No caso da sexualidade das pessoas com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, o preconceito e a discriminação colaboram para uma perspetiva de que a pessoa não tem direito a exercer a sua sexualidade porque não é capaz.
É com base nestes pressupostos que o Centro de Recuperação de Menores lança este debate com a participação de Bruno Miguel Pereira Fortes, Enfermeiro, CRI Norte Alentejano - EPE Portalegre, Maria Manuela Cardoso, Presidente do Grupo de Autorrepresentação do Centro de Recuperação de Menores e Catarina Silva, Psicóloga, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – Portalegre. A moderação fica a cargo de Alexandra Miranda, Assistente Social, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Portalegre.
NISA: Eleitos da CDU denunciam absolutismo da maioria PS (II)
Os vereadores da CDU, na reunião de 16 de julho, da CM de Nisa, NÃO APROVARAM a ratificação de decisões tomadas pela maioria PS no executivo camarário. Os vereadores denunciaram também a criação de um evento no mercado municipal, pelo executivo PS, que faz concorrência desleal a pequenos e médios empresários que investem no setor da restauração, e questionaram a venda de merchandising e produtos endógenos no Posto de Turismo de Nisa.
Ponto 9 - Venda de canecas com a Marca "É Nisa". Definição de preço. Ratificação.
DECLARAÇÃO DE VOTO
O município colocou à venda, ao público, um conjunto de canecas com a marca “É Nisa”, com diversas temáticas alusivas ao artesanato de Nisa (tendo já procedido à aquisição de 2.500 canecas), sem que órgão executivo tenha deliberado sobre esta intenção, tratando-se, por assim dizer, de comercialização de uma linha de merchandising. Acresce que estas canecas foram já divulgadas no site do município e Facebook e estão disponíveis no Posto de Turismo de Nisa, desde 05/07/2019 trazendo hoje a proposta de deliberação sobre o preçário, à reunião de câmara, para ratificação.
Considerando que, na Lei nº 75/2013 são enunciadas as competências da Câmara Municipal, as alíneas u) e ff) do nº 1 do artº 33º deste diploma legal estabelecem que compete à Câmara Municipal, designadamente, apoiar atividades de natureza cultural ou outra de interesse para o município e promover e apoiar o desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse municipal, temos dúvidas que a comercialização de uma linha de merchandising constituída por loiça em porcelana, possa estar contemplada em qualquer das alíneas citadas. Mais uma vez, assistimos ao assumir de atitudes prepotentes e de desrespeito para com os eleitos na oposição.
Nisa, 16 de julho de 2019Os Vereadores da CDU
Vítor Martins - Fátima Dias
21.7.19
20.7.19
PORTALEGRE: Festival de Folclore do Grupo Folclórico e Cultural da Boavista
O 52° aniversário do Grupo Folclórico e Cultural da Boavista aproxima-se! O momento alto de celebração acontecerá no dia 27 de julho de 2019, às 21h30 na Praça da República, com o 58° Festival de Folclore. Porque celebrar faz sentido com os familiares e amigos, contamos com todos os portalegrenses para bem receber o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares "O Cantaréu", o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira e o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros.
Castelo de Vide com quatro dezenas de dadores de sangue
Neste ano de 2019, esta foi uma das dinâmicas colheitas de sangue concretizadas até ao momento pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre -ADBSP.
O centro de saúde da Sintra do Alentejo recebeu a visita de quatro dezenas de voluntáios, sendo metade de cada sexo.
Os presentes foram avaliados pela equipa de saúde e constatou-se que cinco deles não estavam em condições para colaborar como desejavam. Mas de aplaudir as 35 muito úteis unidades de sangue total recolhidas, o que é de se valorizar.
Doou sangue pela primeira vez na vida uma jovem. O Registo Português de Dadores de Medula Óssea, por seu lado, foi enriquecido com dois novos interessados.
Teve lugar, num restaurante da localidade, o almoço convívio que contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide e onde se sentaram os primorosos dadores, o grupo de trabalho do banco de sangue do hospital de Portalegre e pessoal da ADBSP.
Ainda em julho e no início de agosto
A ADBSP tem as suas brigadas em manhãs de sábado. Em breve podem-nos encontrar: no salão da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha (Marvão), a 27 de julho; no centro de saúde de Fronteira, a 03 de agosto; no quartel dos bombeiros de Alter do Chão, a 10 de agosto.
Não se esqueça que no verão as reservas de sangue são menores. E passe por:
19.7.19
SARDOAL: Noites de Cinema ao Ar Livre regressam ao Jardim do Centro Cultural Gil Vicente
Pelo sexto ano consecutivo, o jardim do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, volta a ser palco de sessões de Cinema ao Ar Livre. Com o mote “Grandes Filmes, Noites Quentes”, a iniciativa decorrerá nas quintas-feiras de agosto, pelas 22 horas, e tem entrada livre.
Na tela serão exibidos cinco filmes: “Mamma Mia! Here We Go Again”, no dia 1 de agosto; “Linhas Tortas”, no dia 8; “Green Book – Um Guia Para a Vida”, no dia 15; “Capitão Fantástico”, no dia 22; e “O Meu Nome é Ninguém”, no dia 29.
Durante as sessões de cinema, o espaço Cá da Terra estará aberto com serviço de bar.
Refira-se que as edições anteriores de Cinema ao Ar Livre no Sardoal se pautaram por uma grande adesão de público.
As Noites de Cinema ao Ar Livre são promovidas pelo Município de Sardoal, enquadradas pelo espaço Cá da Terra, em parceria com o EspalhaFitas – Secção de Cinema da Palha de Abrantes e com o apoio da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
OPINIÃO - Doenças e infeções de verão: quais são e como preveni-las
O verão é uma época típica de férias, descanso e diversão, mas é também uma altura do ano em que o sol e as temperaturas elevadas deixam, sobretudo, as crianças, os idosos, as grávidas e as pessoas com doenças crónicas mais vulneráveis.
Com medidas gerais muito simples, como atenção à alimentação e à hidratação, manutenção de bons hábitos de higiene e uso responsável de medicamentos, é possível evitar ou minimizar os danos que as doenças mais comuns desta época possam causar na sua saúde.
Mas quais são as doenças que apresentam um maior número de casos no verão, e como evitá-las?
As doenças relacionadas com os fatores ambientais, como as queimaduras, a desidratação ou o golpe de calor podem ser prevenidas através da ingestão de líquidos, principalmente água em quantidades generosas e em intervalos regulares, mesmo que não tenha sede, e através da limitação da exposição solar aos horários adequados, isto é, evitando o período das 11 às 16 horas, usando sempre o creme protetor.
Existem também situações que se associam a fatores comportamentais, que podem ser minimizadas se se tiver uma atitude responsável, como nos casos de intoxicação alimentar ou alcoólica e das doenças sexualmente transmissíveis, estas preveníveis com o uso de preservativo.
No verão é preciso ter cuidado, também, com algumas infeções sazonais, mais prováveis durante os meses de junho, julho e agosto, como por exemplo a febre da carraça, que habitualmente causa febre alta e, em alguns casos, pequenas manchas avermelhadas no corpo. Se esteve exposto a animais que possam ser portadores de carraças, procure-as, durante o banho, em zonas mais escondidas, como debaixo dos braços, na virilha e atrás das orelhas e, se tiver animais de estimação, faça a prevenção com desparasitantes externos. Outra infeção que é mais comum nesta época é a leptospirose, que resulta do consumo de águas não tratadas, que se podem encontrar contaminadas por urina de rato, o vetor da doença.
O pé de atleta e outras micoses cutâneas são também mais comuns no verão. É essencial a utilização de chinelos em piscinas e balneários públicos. Para reduzir o risco de conjuntivites e otites externas, use óculos de natação e tampões para os ouvidos.
Por fim, se for de férias para um destino tropical, é essencial que vá a uma consulta do viajante.
* Artigo de Vasco Barreto, Internista e Secretário-Geral da SPMI
Sobre a SPMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma associação científica, fundada em 1951. Tem como finalidade promover o desenvolvimento da Medicina Interna ao serviço da saúde da população portuguesa. Promove ainda a investigação e o estudo de problemas científicos, bem como a organização de atividades educacionais, no âmbito da formação contínua, dirigidas aos médicos e à população em geral, no campo da Medicina Interna. Para mais informações consulte https://www.spmi.pt/
18.7.19
NISA: Eleitos da CDU denunciam absolutismo da maioria PS
Os vereadores da CDU, na reunião de 16 de julho, da CM de Nisa, NÃO APROVARAM a ratificação de decisões tomadas pela maioria PS no executivo camarário. Os vereadores denunciaram também a criação de um evento no mercado municipal, pelo executivo PS, que faz concorrência desleal a pequenos e médios empresários que investem no setor da restauração, e questionaram a venda de merchandising e produtos endógenos no Posto de Turismo de Nisa.
Ponto 5 - Realização do evento gastronómico "1ª Edição dos Sabores da Nossa Terra". Definição de preços. Ratificação.
DECLARAÇÃO DE VOTO
Não querendo obstaculizar, mas antes garantir a clarificação da legalidade de decisões tomadas pela senhora presidente da Câmara Municipal de Nisa e da maioria PS, no âmbito da estratégia que desenhou para a promoção da identidade gastronómica e do artesanato de Nisa, denunciamos que este município lançou o evento de gastronomia “Sabores da nossa Terra” no espaço do “Mercado Municipal”, evento este que já foi divulgado no site e Facebook do município (inclusive com divulgação da necessidade de levantamento das senhas de cada refeição a 7,00€ cada), desde o dia 05/07/2019, sem que os eleitos no executivo tenham qualquer informação sobre o mesmo, trazendo para ratificação, à reunião de hoje, uma proposta de deliberação de preçário a praticar nos três dias do evento.
Este evento constitui uma concorrência desleal, por parte do município, aos pequenos e médios comerciantes que investem no setor da restauração e configura total desrespeito pelos eleitos neste órgão executivo.
Nisa, 16 de julho de 2019Os Vereadores da CDU
Vítor Martins - Fátima Dias
ATLETISMO: Torneio de Encerramento época de Pista
A organização do Torneio de Verão, é uma iniciativa do Clube de Atletismo Trail Runners da Ponte, com o apoio da Associação de Atletismo de Portalegre e da Câmara Municipal de Ponte de Sor, a realizar no dia 20 de Julho de 2019, no Estádio Municipal de Ponte de Sor, pelas 18:00 horas, com ajuizamento do Conselho de Arbitragem da AADP.
Período regular de Inscrições encerra dia 17 de Julho 2019, sendo consideradas inscrições extra, todas as realizadas após esse período.
A Prova integra o Circuito AADP de Pista, para participares filia-te na AADP no seguinte link: https://lince.fpatletismo.pt/a
PORTALEGRE: Iniciativa de apoio à APPACDM
A APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental -, de Portalegre tem a honra de convidar a estar presente no “Arraial do Caracol”, que se realiza pelo 8.º ano consecutivo, no dia 19 de julho a partir das 19h, nas nossas instalações, Lugar da Mouta.
Este é um momento de convívio entre todos onde não vai faltar animação.
Contamos com a sua presença!
OPINIÃO: Beata no chão é dinheiro em caixa
As preocupações com a longevidade da Terra ainda estão verdes, mas felizmente as novas gerações parecem muito interessadas em zelar pelo futuro do planeta.
Não faltam testemunhos públicos desta evidência e ainda há bem pouco tempo estudantes saíram à rua para defender o clima; outros, em circuito privado, observo-os na primeira pessoa, ao perceber a preocupação dos meus sobrinhos. Sempre que me veem a fumar, logo montam guarda à espera de perceberem se coloco a ponta do cigarro no sítio certo. Esta vai ser a missão das autoridades, após a aprovação do projeto de lei que regulamenta o fim que deve ser atribuído às beatas. O Alexandre e o Salvador só não passam multa, mas, à maneira deles, já desempenham as funções da Polícia.
Colocar o lixo no sítio certo devia ser uma preocupação de todos, pelo que até percebo as multas, de 25 a 250 euros, que venham a ser aplicadas aos prevaricadores. Mas é necessário mais. E é absurdo o Estado preparar-se para financiar os proprietários de espaços públicos para estes adquirirem, por exemplo, cinzeiros. Trata-se de uma decisão ridícula, um contrassenso, porque a consciência ambiental não se estimula com subsídios. Esse dinheiro público podia e devia ser melhor utilizado.
Depois, há ainda a questão de entregar aos polícias a missão de vigiar os poluidores, quando já são poucos para perseguir os criminosos. Na Maia, por exemplo, vai ser possível deitar beatas para o chão à porta da esquadra, porque esta encerra com o cair da noite, por falta de efetivos.
Podem sempre meter lá dois miúdos de oito anos (são eficazes, garanto), mas esses não permitirão ao Estado ganhar dinheiro à conta da falta de asseio. A ausência de consciência ambiental é um problema de educação, ou da falta dela. Não seria melhor promover ações de consciencialização junto das pessoas, ou obrigá-las a trabalho comunitário direcionado ao ambiente?
Vítor Santos in Jornal de Notícias - 18/7/2019
17.7.19
PONTE DE SOR: Detido por furto em residência
O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Ponte de Sôr, ontem, dia 16 de julho, deteve um indivíduo, de 19 anos, em flagrante delito por furto em residência, naquela localidade.
Após a denúncia de um furto em residência, os militares deslocaram-se prontamente ao local e, após diligências, lograram encontrar o suspeito, minutos depois, a 300 metros da residência. Tinha na sua posse 340 euros, tendo sido recuperados e devolvidos ao legítimo proprietário.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Portalegre no mesmo dia, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da sua área de residência.
Executivo da Câmara Municipal de Nisa procura impedir a atividade sindical docente
Dirigentes do SPZS estiveram hoje na reunião da Câmara Municipal de Nisa para questionarem o executivo municipal sobre a remoção deliberada de materiais destinados à ação sindical no Agrupamento de Escolas de Nisa, por indicação expressa do próprio executivo municipal.
O SPZS vem alertando para o processo de municipalização da educação que está em curso, resultante da publicação pelo atual governo da Lei-Quadro da Descentralização. Por via de diplomas sectoriais, nomeadamente na área da educação, o governo desvaloriza a escola pública ao retirar responsabilidades e autonomia às escolas para as entregar aos municípios, sem acompanhar esse processo de um amplo debate ou das comparticipações financeiras necessárias.
O executivo camarário de Nisa, num claro exercício de prepotência anti-democrática, achou por bem mandar retirar a informação sindical do SPZS. Na reunião de Câmara, os dirigentes do SPZS ouviram da boca do vice-presidente a justificação de que "o edifício pertence ao município" e "a publicidade" não pode estar naquele local (o gradeamento da escola) porque há outros mais apropriados. Argumentação que rejeitamos, pois não pode o executivo municipal sobrepor-se à legislação e não irá impedir a ação sindical nem calar as vozes discordantes relativamente ao processo de municipalização da educação em curso.
A Direção do SPZS denuncia mais esta torção do direito constitucional à liberdade sindical e exige dos governantes uma inequívoca postura para que este tipo de limitação à atividade dos sindicatos não exista de todo no Portugal Democrático do pós-25 de Abril.
16 de Julho de 2019A Direção do Sindicato dos Professores da Zona Sul/ Fenprof
PORTALEGRE: A vez do Tango no Pátio da Casa
Darío Schepek (Argentina)- Tango/Milonga/Murga/Candombe
Ora então fica já aqui o convite para virem ao Pátio já na próxima sexta feira à noite (19 Julho) assistir ao concerto do Argentino Darío Schepek acompanhado do Juanillo Abalon. Desta vez será uma oportunidade de experimentar uma noite diferente cheia de ritmos negros e folklóricos de América Latina.
Darío Schepek é um músico e escritor argentino que vive em Buenos Aires.
Desde 1998 que começou a sua carreira como compositor e cantor.
Produziu e lançou o seu álbum "Amores Perros" com temas originais e tangos de Buenos Aires. As suas canções são influenciadas pelos ciclos políticos da Argentina e são apresentadas como uma cronica musical incorporando os polirritmos do som do Rio de la Plata como o tango, a milonga, a murga e o candombe. Música de influencia afro-americana que mostra uma gama de cores rítmicas que expressam festivais populares como o Carnaval, onde é presença habitual no mais popular da Argentina em Gualeguaychú e Concordia.
As suas letras são uma síntese de impressões histórias da Argentina profunda, pinceladas críticas da vida de Buenos Aires. Elas têm uma forte raiz folclórica e englobam situações apresentadas no chamamé e na canção litoraleña que falam dos rios, dos pescadores e da alma da Mesopotâmia argentina como nos ritos do altiplano peruano (Tinkunakuy).
Actualmente tem em mão o seu último trabalho: "RECEITAS DE UMA ALQUIMIA MAIOR" que está a estrear em palcos na Argentina e na Europa hoje em dia.
OPINIÃO: Caixa de Pandora
Mais do que saber para que serviu a Caixa Geral de Depósitos (CGD) durante os últimos anos, importa esclarecer o silêncio, a passividade, de quem tinha o dever de garantir que o banco público cumpria as suas obrigações e não o fez. O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito à CGD, ontem entregue no Parlamento, não deixa margem para dúvidas. Tanto o acionista (ou seja, o Estado), como a entidade com a missão de supervisionar as decisões tomadas pelos sucessivos administradores (o Banco de Portugal), pouco ou nada intervieram. Demitiram-se, portanto, do seu papel.
Mas a questão de saber para que serviu, ou a quem serviu a Caixa, não deve ser esquecida. Findo o ciclo de investigação levado a cabo no Parlamento, caberá às autoridades judiciais encontrar essa resposta. Todo o material apurado pelos deputados será entregue à Procuradoria-Geral da República, entidade que apurará se houve ou não crime na forma como a CGD foi gerida.
Há uma pergunta ainda a carecer de resposta: quem se serviu, de forma irregular, da Caixa? Não parece haver grandes dúvidas, no entanto, que o único banco estatal esteve ao serviço de interesses particulares, foi usado em guerras comerciais, ao invés de cumprir a sua missão de ajudar a desenvolver o país com rigor.
Joe Berardo será, para a maioria dos portugueses, o rosto que expressa aquilo que a CGD foi e não deveria ter sido. A Berardo, o banco público emprestou dinheiro para a compra de ações com o objetivo de controlar um banco privado e não foram exigidas garantias. Berardo, como agora é do conhecimento dos portugueses, deve milhões à Caixa, que dificilmente serão recuperados, apesar dos recentes arrestos, aparentemente feitos à la carte, para sossegar a opinião pública.
O ex-comendador Berardo é apenas o símbolo do que foi a festança do banco público. Há outros, certamente. Ficamos à espera dos próximos episódios.
Paula Ferreira in Jornal de Notícias - 16/7/2019
MONSARAZ: Festa do Cante nas Terras do Grande Lago
De 20 a 27 de Julho em Monsaraz a Festa do Cante mostra o melhor das tradições musicais do Alentejo
Localização: na Casa do Cante e na vila Medieval de Monsaraz
PROGRAMA - 20 julho – Sábado
21h30 – Festa do Cante
Grupo Coral Feminino Flores de Abril da Granja
Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz
Ideal Alentejano de Moura
Local: Casa do Cante – Telheiro
27 julho - Sábado
21h30 – Gala do Cante nas Terras do Grande Lago
Grupo Coral Os Lagóias de Portalegre
Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz
Orquestra da Sociedade Musical de Santa Cecília – Aveiro
Manuel Sérgio e José Farinha
Local: Largo D. Nuno Alvares Pereira, Monsaraz
16.7.19
Reguengos Wine e Blues traz a Portugal os míticos The Animals
A banda sonora da terceira edição do festival internacional Reguengos Wine & Blues é composta pela banda inglesa Animals & Friends, que surgiu dos lendários The Animals e integra dois membros da formação da década de 1960, pelos portugueses Delta Blues Riders, pelos espanhóis Guitar Not So Slim e pelos italianos T-Roosters. O Reguengos Wine & Blues tem entrada gratuita e decorre nos dias 14 e 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.
O festival está integrado na ExpoReg – 27ª Exposição de Atividades Económicas, é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz e produzido pela Trovas Soltas. Neste evento alia-se o Blues ao vinho num concelho que registou a marca Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal e tem 11 empresas que anualmente produzem mais de 25 milhões de litros de vinho.
A primeira noite do Reguengos Wine & Blues vai abrir às 22h com a banda portuguesa Delta Blues Riders. Provenientes do Porto, este grupo composto por Paulo Veloso (voz, piano, hammond, guitarra, dobro e harmónica), Jorge Loura (guitarra), António Ferro (baixo) e Miguel Pardal (bateria) apresenta um reportório em que reinventa as sonoridades que originaram o Blues. Esta banda foi a vencedora do Portuguese Blues Challenge 2018 e representou Portugal no European Blues Challenge 2019, que este ano decorreu nos Açores.
O segundo concerto inicia-se às 23h30 e terá em palco a banda espanhola Guitar Not So Slim. Esta banda de Cáceres é liderada pelo canadiano Troy Nahumko (guitarra e voz) e na sua formação estão também os espanhóis Moi Martin (baixo e voz), José Luis Naranjo (harmónica) e Lalo Gonzalez (bateria).
O grupo formou-se há cerca de uma década e o nome da banda inspira-se num guitarrista da década de 1950, chamado Guitar Slim. Em palco apresentam Blues alegres com influências desde o Mississipi até Chicago e que vão apelar à dança dos festivaleiros.
A segunda noite do Reguengos Wine & Blues abre às 22h com o duo italiano T- Roosters, composto por Tiziano “Rooster” Galli (guitarra e voz) e Marco Simoncelli (harpa de Blues). O seu reportório inclui músicas das origens do Blues, mas também novas sonoridades do swing, rock’n’roll e boogie woogie, assim como alguns temas compostos pelos T-Roosters.
Em 2012 gravaram o primeiro álbum, intitulado “No Monkey but the Blues”, seguiu-se “Dirty Again”, em 2015, e “Another Blues to Shout”, em 2017. Em 2016 chegaram à semifinal do International Blues Challenge, concurso realizado em Memphis, nos Estados Unidos da América, ficando assim nas 20 melhores bandas das 150 que participaram de todo o mundo.
A fechar o terceiro festival internacional Reguengos Wine & Blues, às 23h30, sobe ao palco a banda inglesa Animals & Friends, que teve origem nos The Animals. A banda mantém os membros originais John Steel (bateria) e Mickey Gallagher (voz e teclado) que tocou com Paul McCartney, The Clash e The Blockheads, ficando composta com Danny Handley (voz e guitarra) e Roberto Ruiz (voz e viola baixo).
No único concerto que a banda tem agendado em Portugal, em Reguengos de Monsaraz vão tocar os grandes êxitos dos The Animals, como “House of the Rising Sun”, “Don’t Let Me Be Misunderstood”, “Bring It On Home”, “I Put A Spell On You”, “Night and Day”, “We Gotta Get Out Of This Place” e “Don’t Bring Me Down”. Até abril do próximo ano, a digressão da banda Animals and Friends inclui cerca de 50 concertos na Dinamarca, Itália, Holanda, Polónia, Reino Unido, França, Bélgica, Finlândia, Suécia, Alemanha e Austrália. Os The Animals surgiram no início da década de 1960, tocaram no histórico Festival de Monterrey em 1967, que decorreu na Califórnia (Estados Unidos da América) e teve concertos, entre muitos outros, de Janis Joplin, The Who e Jimi Hendrix.
PORTALEGRE: Mestrado "Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco" no IPP
O Politécnico de Portalegre continua a sua aposta numa oferta formativa diversificada e de qualidade, pautada pela excelência cientifica e pedagógica, procurando através de um corpo docente experiente e qualificado dar resposta às necessidades do mercado de trabalho e aos grandes desafios societais.
Desde modo, gostaríamos de dar a conhecer o nosso
Mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco
. Um mestrado inserido no Departamento de Educação e Formação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre e para o qual se encontram abertas as candidaturas para o próximo ano letivo (2019-2020).
Saiba mais através do site.
Assinar:
Postagens (Atom)