1.7.19

PORTALEGRE: Concerto de violoncelo e piano no CAEP

6 JUL. SÁB. 21.30H
Concerto de Adriana Estrela Ceia e Dimitra Kokkinopoulou
Musica Clássica | PA | 6€ | M/6 anos
Adriana Estrela Ceia, Violoncelo 
Adriana Estrela Ceia é natural de Lisboa, Portugal. Fundadora e membro do Trio Compassionatto Ensemble, tocou em concertos no Médio Oriente e Europa. Adriana colaborou com diversas Orquestras, incluíndo a Feldkirch Festival Orchestra (Áustria), a Junge Deutsch-Französische Philharmonie (Bayreuth, Alemanha) com concertos em Paris, Berlim, Bayreuth e Estrasburgo, Orquestra do Norte (Amarante, Portugal), West European Symphony Orchestra (gravação de estúdio) onde gravou para a TV Globo (TV brasileira), músicas de filme e para o CD de Dave Koz , saxofonista de smooth jazz (Lisboa, Portugal), Augusta Symphony Orchestra (EUA), entre outras. Como membro da Junge DeutschFranzösische Philharmonie, gravou para a Bayerische Rundfunk (Bayreuth, Alemanha). Adriana participou nos 515 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa onde tocou com Pedro Abrunhosa & Comité Caviar e Ana Moura.
 Adriana integrou a Orquestra que acompanhou Roger Hodgson (Supertramp) na sua tour em Portugal. Iniciou os seus estudos de Violoncelo com Ana Paula Góis, estudou com Miguel Rocha e Filipe Quaresma na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, Covilhã, no Conservatório Nacional de Lisboa com Catherine Strynckx, concluiu a sua licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na classe da mesma professora e o Mestrado em Performance na Park University – International Center for Music (EUA) na classe do violoncelista Daniel Veis.
 Como estudos adicionais, esteve com Márta Mezö (Liszt Academy of Music em Budapeste, Hungria). Para o seu Mestrado, foi bolseira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do International Center for Music. Adriana recebeu bolsas de estudo para estudar com os violoncelistas Wen Sinn Yang (Sachrang, Alemanha) e Wolfgang Boettcher (Vaduz, Liechtenstein).
 Ganhou o 2º e 3º prémios em Música de Câmara na Competição J. Haydn, Conservatório Nacional de Lisboa. Adriana frequentou masterclasses com Matt Haimovitz, Colin Carr, Natalia Chakovskaia, Michael Mermagen, Richard Aaron, Christopher Hutton, S. Ashkenasi, Pinchas Zukerman, Xavier Gagnepain, Mark Gibbs (Kansas City Symphony Orchestra), Wen Sinn Yang, Wolfgang Boettcher (Berlin Philharmonic Orchestra), Michel Strauss, Pedro Neves, Paulo Gaio Lima, Maria de Macedo, entre outros. Adriana Estrela frequenta o doutoramento em Performance do Violoncelo na classe do professor David Starkweather, assim como uma especialização em pedagogia do instrumento na Hugh Hodgson School of Music, University of Georgia (EUA) onde é professora assistente e membro do quarteto de cordas Hodgson String Quartet.
Dimitra Kokkinopoulou, piano 
Dimitra Kokkinopoulou nasceu em Atenas, Grécia. No ano de 2006 obteve o Theory Diploma (na classe do professor L. Nikolaidou) e em 2007 graduou com uma decisão unânime do Conservatory of Athens onde estudou piano com o Professor N. Nikolaidou. Entre 2007 a 2012, Dimitra estudou na Ionian University em Corfu, Grécia, na classe do professor Lambis Vassiliadis. No ano de 2010 a 2011, participou no programa de intercâmbio Erasmus, estudou na Staatliche Hochschule für Musik, em Trossingen, Alemanha, com o professor Reinhard Becker. Em 2014, Dimitra Kokkinopoulou obteve o seu Mestrado na Bowling Green State University com Dr. Robert Satterlee e completou o Doutoramento em Piano Performance na Universidade do Nebraska-Lincoln com Dr. Ann Chang.
Na Primavera de 2016, recebeu o prémio “Glenn Korff Distinguished Graduate Artist/Scholar Award” e no Outono de 2016, ganhou o Concurso de Concerto Solo da University of Lincoln Nebraska – EUA em colaboração com a Orquestra Sinfónica da mesma Universidade. Dimitra participou em diversas masterclasses, com Steve Glaser (Ohio State University - EUA), Thomas Rosenkranz (Bowling Green State University - EUA), Hideyo Harada (International Artist), Jonathan Biss (Curtis Insitute - EUA), entre outros. Nos últimos anos, tem colaborado activamente com vários grupos de música de câmara, teatro e dança, como a Johnny Carson School of Theatre and Film, o departamento de Dança e a UNL Symphony Orchestra. No ano de 2016 Dimitra participou como artista convidada no UNL Percussion Ensemble e apresentou-se na Convenção Internacional da Sociedade de Artes de Percussão (PASIC 2016) em Indiana - EUA, na estreia de Andy Akiho, “WALK AND RINN WEST Harlem”. Colaborações de música de câmara incluem Paul Silverthorne (Principal viola LSO), Dr. Karl Kraber (Flautista em “Chamber Solists”, Austin, TX), Dr. John Bailey (Richard H. Larson Distinguished Professor of Music - flauta - UNL), e Dra. Stephanie Zelnick (Professora Associada de Clarinete da Universidade do Kansas - EUA).
 O seu repertório pianístico vai do Barroco às obras clássicas e não clássicas do século XXI para piano solo ou em música de câmara. Dimitra tocou em diversos países como Alemanha, Grécia e EUA. Desde Agosto de 2017, é directora de piano colaborativo no seminário de Verão “Internationale Musiktage Brache” na Alemanha e foi diretora musical e pianista do musical “Spamalot” de Monty Python em Atenas, na Grécia. Actualmente colabora como pianista acompanhadora no estúdio da soprano Irini Tsirakidis e ensina piano e teoria. Ela também participa em programas educacionais como “Thea-Tree” (Theatree.gr) na “B & M Theocharakis Foundation” e escolas na Grécia.