23.7.19

Geoparque Mundial: Ródão recebeu visita de avaliadores da UNESCO


Vila Velha de Ródão recebeu, no dia 21 de julho, a visita de um grupo de avaliadores da UNESCO no âmbito da revalidação do selo do Geoparque Mundial daquela instituição para o território da Beira Baixa, onde se inclui o concelho.
A revalidação do selo do Geoparque Mundial da UNESCO para o território da Beira Baixa ocorre a cada quatro anos e, no contexto deste procedimento, decorreu no concelho de Vila Velha de Ródão uma visita dos avaliadores, que incluiu um passeio de barco pelo Monumento Natural das Portas de Ródão com uma prova de produtos Terras de Oiro e um jantar na Herdade da Urgueira, de forma a mostrar aos representantes da UNESCO o que o nosso território tem de melhor.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios que combinam a proteção e promoção do património geológico e o desenvolvimento local sustentável, sendo reconhecidos internacionalmente. O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional foi o primeiro geoparque português e integrou, em 2006, as Redes Europeia e Global de Geoparques, contando com um território de 5060 km2 nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova, Nisa, Oleiros e Vila Velha de Ródão.