6.7.19

Festa do Mártir nisense Beato Diogo Pires Mimoso

Diogo Pires Mimoso nasceu em Nisa no século XVI na actual rua de Angola, antiga Rua do Fundo, no centro histórico da vila. Entrou na companhia de Jesus com 17 anos e mais tarde foi chamado pelo padre Inácio de Azevedo (Porto) para ingressar numa expedição, com o objectivo de levar o Evangelho ao Brasil. A 15 de julho de 1590 o grupo dos jesuítas foram atacados por corsários calvinistas, junto às ilhas Canárias, e lançados ao mar, derramando assim o sangue pelo Evangelho.
O dia litúrgico da festa é celebrado, em toda a Igreja, a 17 de julho. 
A nossa paróquia, este ano, promove a novena aos mártires na Igreja Matriz (8 a 14 de julho) e na Igreja do Espírito Santo (15 a 17). No Domingo, dia 14 de julho, é celebrada a missa dominical às 17h na Igreja Matriz, seguida de Procissão pelas ruas da Vila, com pequena paragem junto ao local onde, segundo a tradição oral, nasceu Diogo Mimoso.
Pedimos às pessoas, por onde passa a procissão, que coloquem colchas às janelas e enfeitem as ruas com tapetes de flores como sinal de devoção pelo nosso mártir. É uma graça para Nisa ter um intercessor, que aqui nasceu e viveu, junto de Deus.
* in Zona Pastoral de Nisa