30.6.19

NISA: Memória Histórica - Convite à Emigração (1917)

Em 1917, em plena Grande Guerra 1914-1918, a França enviava a Portugal  "convites" para quem quisesse trabalhar naquele país europeu. A grande saga da emigração portuguesa para França haveria de sentir-se, no entanto e com principal acuidade nas décadas de 60 e 70 do século passado. Nessa altura, mais de um milhão de compatriotas, uns de forma legal (com o "visto de turistas") e a grande maioria "a salto" ou ilegalmente, atravessaram as fronteiras em demanda de uma vida melhor. 
Passado mais de um século sobre os primeiros incentivos à emigração (1917) e num mundo onde grassa,  um verdadeiro, inexplicável e irracional ódio aos emigrantes, publicamos aqui 3 documentos (editais) da Câmara de Nisa nos quais se convidam os interessados a trabalhar em França, recordando que o Direito às Migrações é - continua a ser - um Direito Humano Fundamental e nesse sentido, uma das principais garantias da Liberdade do ser humano, construam os Trumps de todas as latitudes, os muros que construírem.
EDITAL – 4/4/1917 – Convite à Emigração (1)
Da Administração do Concelho
Bacharel Joaquim da Silva Pimentel, Administrador do concelho de Nisa. = Faço publico que no dia 14 do corrente mez pelas 9 horas e n´esta Administração uma comissão de funcionários delegados do Governo Francez, effectuará a inspecção e contractos com os operários (pedreiros, carpinteiros e jornaleiros) que pretendam ir para França. Aquelles que desejarem ser contractados devem comparecer n´aquelle dia e hora e satisfazerem o seguinte: - Observarem-se as condições publicadas no artigo 1º da Portaria nº80 publicadas no Diário do Governo de 28 de Outubro de 1916; - Apresentar documento comprovativo da sua situação militar (caderna, ressalva ou publica, forma d´estas) os que tiverem mais de 32 annos e aquelles que tenham menos de 32 annos, hajam-se isentos, defenitivamente do serviço militar pelas juntas de revisão.
Virem munidos de seis pequenas fotografias para serem collocadas nos contractos. =
E para constar se passou o presente e outros de egual theor que vão ser affixados nos lugares mais públicos do concelho.
(a) Pimentel
EDITAL – 20/4/1917 – Convite à Emigração (2)
Da Administração do Concelho
Bacharel Joaquim da Silva Pimentel, Administrador do concelho de Nisa. = Faço publico que a comissão delegada do Governo Francez, para contractar operários portugueses, tenciona voltar novamente a este districto de  Portalegre, nos dias 5 e 6 do próximo mez de Maio, para esse fim.
Nesta Administração está aberta a inscripção dos operários que se pretendam contractar, conforme as condições patentes n´esta mesma Administração, devendo no dia 26 do corrente estar terminada a inscripção.
E para constar se passou o presente e outros de egual theor que vão ser affixados nos lugares do costume.
(a) Pimentel
EDITAL – 01/8/1917 – Convite à Emigração (3)
Da Administração do Concelho
Bacharel Joaquim da Silva Pimentel, Administrador do concelho de Nisa. = Faço publico que a inspecção e contractos de operários para trabalharem em França se realizam no Governo Civil em Portalegre no dia 15 de Agosto pelas 9 horas da manhã. E para constar se passou o presente e identicos que vão ser affixados nos lugares mais públicos d´este concelho.
 (a) Pimentel
Comunicação aos Regedores – 07/8/1917 – Convite à Emigração (3)
Da Administração do Concelho
Em referencia ao Edital em que se annuncia que o recrutamento de operários para França é feito no Governo Civil de Portalegre no próximo dia 15, communico a Vª Exª que os operários que forem apresentar-se à Junta devem ir munidos dos seus documentos militares e de 8 fotographias; e que apenas serão contractados serventes, lenhadores e serradores mecânicos.
(a) Pimentel
NOTAS: 1 - Vejam-se as diferenças de redacção entre o 1º e o 3º edital no que se refere aos profissionais a contratar.
2 - Um bidonville nos arredores de Paris - anos 60 - Foto excelente(mais uma) de Gérald Bloncourt, o melhor documentarista sobre a emigração portuguesa em França.