24.6.19

NISA: Memória histórica - Tempestade em Junho de 1944

Sessão da Câmara de 22 de Junho de 1944
(...) Expôs o presidente que na tarde de 14 do corrente, pairou neste concelho uma tempestade de chuva torrencial e granizo, que se fez sentir com mais intensidade na freguesia de S. Matias, na zona abrangida pelas povoações de Chão da Velha, Cacheiro e Velada, tendo inúmero habitantes dessas povoações solicitado o auxílio do Estado por intermédio da Câmara. Houve inquérito preliminar que confirmou as informações dos interessados.
Os prejuízos motivados pela queda de muros e arrastamento de terra arável podem avaliar-se em duzentos mil escudos. A Câmara deliberou comunicar o facto superiormente para que haja um inquérito mais aprofundado de forma a que o Estado possa acorrer oportunamente à indigência que, infelizmente, muito breve não tardará a fazer-se sentir nas pequenas povoações sinistradas, a não se verificar o apoio e auxílio solicitados.
Disse também o Sr. Presidente que as enxurradas tornaram intransitáveis os caminhos das regiões afectadas, caminhos que o município recentemente reparou e que neste momento se encontram em pior estado do que anteriormente aos reparos.
O presidente disse que os poucos recursos financeiros do município, não poderiam, facilmente, comportar novas despesas, tendo a Câmara deliberado que também, superiormente, se pedissem providências."