15.10.16

NISA: Do tempo da outra "senhora"...




Recordações da "Casa Amarela", da vila de Nisa, bordada de encantos, mas sem as infra-estruturas básicas (água canalizada, esgotos, acesso generalizado à electricidade). Anos 50 e 60. Ainda assim, a vila fervilhava de gente e de vida, a contrastar com o progresso de hoje onde impera o silêncio, as ruas desertas, as casas vazias e em ruínas. A desertificação avança a passos largos, mas vamos lembrando os tempos de outrora, na esperança, vã, de encontrarmos um pouco de ânimo e força para caminharmos em frente. Não há mal que sempre dure.
Quem se lembra, ainda, da estação de serviço Mobil e da firma Luís Miguéns de Sousa que prestou relevantes serviços a Nisa? Ou do Poço da Devesa e de outros poços públicos que muito contribuíam para debelar a falta de água, uma carência crónica na vila?
Quem conhece os alunos da escola - rapaziada do meu tempo, uns mais novos e outros mais velhos - na foto sob a presença protectora do professor Belo?
E o que dirão sobre este "cenário" de uma Feira das Cerejas, em Nisa, foto que é também um belíssimo mostruário etnográfico.
Recordar é viver. Deliciem-se com estas fotos. Prometemos mostrar mais, porque a história de Nisa é de todos e a todos deve ser dada a conhecer. 
Enquanto as redes sociais não pagarem imposto...