28.10.16

Apresentação do livro "Dicionário do Falar Raiano de Marvão

Fruto de um longo e aturado trabalho de!investigação que tive o prazer de acompanhar enquanto orientadora do projectos de mestrado e de doutoramento de Teresa! Simão, o Dicionário do  Falar Raiano de Marvão oferece ao público um precioso repositório do património lexical desta região.
Sendo certo que a dinâmica das! línguas, que naturalmente acompanha a evolução das comunidades falantes, acelerada pelo impulso normalizador da escola e dos meios de comunicação, tende  a apagar as marcas de uma diversidade que constitui uma das maiores riquezas da língua, esta obra – rara no actual panorama científico, onde os trabalhos sobre as variedades dialectais portuguesas são quase inexistentes –afirma-se, pelo rigor  seriedade da investigação que lhe subjaz, como uma referência nos estudos
dialectológicos e como um importante contributo para a salvaguarda da vertente linguística do património imaterial da raia nortealentejana.
Ana Paula Banza (Professora da Universidade de Évora e Investigadora do CIDEHUSIUE)
Teresa Susana Bengala Simão –Natural dos Alvarrões –Marvão, cedo se apercebeu da existência de uma realidade linguística distinta da norma e que veio a explorar ao longo do seu percurso académico: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Português /Alemão) na Universidade de Coimbra; pósgraduação em Língua, Cultura Portuguesa e Didática na Universidade da Beira! Interior, mestrado em Ciências da Linguagem e da Comunicação e doutoramento em Linguística na Universidade de!Évora.
Docente e formadora de Língua Portuguesa e Língua Alemã, sempre conciliou a atividade profissional com a investigação na área do Património Imaterial do Alentejo, em especial do concelho de Marvão e sua raia.
Colabora na Cátedra UNESCO' em Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional e é membro integrado do CIDEHUS'– Universidade de!Évora.
Publicou artigos em diversos jornais e revistas, participou na obra Ibn' Maruán' n.º' 13' – São Salvador da Aramenha – História e Memórias da Freguesia, foi coautora do livro Marvão à Mesa com a Tradição e autora d’O'Falar de Marvão – pronúncia, vocabulário, alcunhas, ditados e provérbios populares.