9.10.16

BOMBEIROS DE NISA: Imagens de um Século de Vida








São imagens da vida dos Bombeiros Voluntários de Nisa e que atestam a sua existência ao serviço público da Comunidade, há 100 anos.
* A primeira imagem, em cima, (que melhor certidão comprovativa se podia arranjar?) é da capa do semanário nisense "As Férias", com data de 17 de Setembro de 1916, na qual se mostra, em destaque, a notícia da criação dos nossos Bombeiros.
* A segunda foto é a mais recente daquelas que aqui mostramos e foi tirada numa das comemorações do 25 de Abril e aquando da inauguração do heliporto na saída para Alpalhão.
* Por aqui se vê, 3ª imagem, que qualquer pedaço de papel servia para apontamentos. Este, azul, regista a presença dos bombeiros que combateram o incêndio no dia 9 de Junho de 1920 (dia de feira em Nisa) no palheiro do sr. Africano (José da Cruz Nunes), enquanto na imagem seguinte - a história também se faz destes documentos - se dá uma achega sobre a vida comercial de Nisa na 2ª vintena do século XX. Uma factura da casa comercial José d´Oliveira Ramos, datada de 19/3/1925 e passada em nome da Corporação dos B.V.de Niza.
* Foto alegre e bem disposta, com muita gente conhecida, a maior parte já falecida. A foto é dos anos 60 e a menina ao colo do pai (Isaac Araújo Baptista, popular comerciante) é a Maria Emília, que foi enfermeira e prestou serviço no Centro de Saúde de Nisa.
* Mais dois documentos. O 1º é um  rascunho com registo de presença de bombeiros no incêndio ocorrido no dia 1 de Junho de 1920, na rua da Deveza, em Nisa. O 2º é um Recibo passado pela Federação dos Bombeiros Portugueses (que melhor prova, oficial, se poderia apresentar como Atestado da longa existência da nossa Corporação de Bombeiros?) em 15 de Setembro de 1924 e relativo à inscrição de 16 bombeiros de Nisa como bombeiros federados.
* A última foto, de certo modo recente, é anterior a 2005 (ano da "célebre" inauguração dos desmandos praticados no Jardim Público de Nisa) e reporta-se a um incêndio que ocorreu na residência do senhor Lavadinho (já falecido).