20.11.13

“Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre” do IPP foi premiado

 Desta vez foi classificado entre os quatro melhores, a nível nacional, com a 2ª Menção Honrosa, atribuída pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar (SPESE), no “II Concurso Nacional de Boas Práticas em Saúde Escolar - 2013”.
A Cerimónia de entrega de prémios teve lugar, no dia 11 de novembro, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto.
 O “II Concurso Nacional de Boas Práticas em Saúde Escolar - 2013” contou com um número significativo de participantes, mas só 4 foram premiados. Os vencedores dos Prémios “Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar (SPESE)  2013”  foram os seguintes: A 2ª Menção Honrosa coube ao “Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre“ (do Instituto Politécnico de Portalegre); a 1ª Menção Honrosa foi atribuída ao “PIPAS” - Projeto de Intervenção para uma Alimentação Saudável”; O 1º Prémio foi atribuído ao “PODE – Projeto de Otimização das Dietas Escolares e o 2º Prémio foi atribuído ao “Conhece Melhor a Tua Refeição”.


Hermelinda Carlos (Professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPP), Maria Margarida Malcata (Professora na Escola Superior de Saúde - IPP e Coordenadora do Projeto), Joaquim Mourato (Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre), Ana Matos (Técnica de Nutrição no Serviço de Ação Social do IPP) e Fernando Rebola (Professor na Escola Superior de Educação -IPP).
 A implementação do Projeto teve início em 2009 e desde então várias têm sido as suas actividades. Estas actividades têm-se desenvolvido em sala de aula, nas escolas e jardins de infância, na formação, em ateliers de alimentação saudável, no envolvimento com a comunidade local e na criação de uma horta pedagógica.