19.4.25

SERPA: Tributo a Carlos Paredes e Luís Trigacheiro nas Festas da Senhora de Guadalupe


Mestre da Guitarra Portuguesa e genial compositor, Carlos Paredes foi um dos maiores vultos da cultura nacional. Principal responsável pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa e conhecido como o “homem dos mil dedos”, autor de temas e interpretações inesquecíveis, gravou vários CDS e apresentou-se em todo o mundo e com os mais variados artistas.

No centenário de Carlos Paredes, o Município de Serpa apresenta um espetáculo de tributo com Jorge Baptista da Silva (voz), Luisa Amaro e Nuno Dias, interpretando temas deste exímio músico.

𝗟𝘂í𝘀 𝗧𝗿𝗶𝗴𝗮𝗰𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼 foi o vencedor do The Voice Portugal 2020 e, após assinar com a Universal Music Portugal, lançou o seu single de estreia, "Meu Nome é Saudade", em 2021, que se tornou o seu primeiro Disco de Ouro. O álbum de estreia, "Fado do Meu Cante", lançado em maio de 2022, captou  espírito artístico de Luís Trigacheiro, tendo sido muito bem recebido, culminando num concerto esgotado no Tivoli BBVA, em Lisboa.  Em 2023, apresentou "Ela", um disco produzido por Luísa Sobral,  com colaborações de Salvador Sobral, Milhanas e Irma. 

2025 iniciou-se com um poderoso dueto com Nena, "À Espera do Fim". No dia 25 de outubro, Luís Trigacheiro estreia-se no Coliseu de Lisboa, levando a sua voz marcante a uma das mais icónicas salas de espetáculos da capital.

𝗢𝘀 𝗕𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗮𝗻𝘁𝗲 integram a nova geração de colectivos de vozes que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano, enquanto expressão musical e à possibilidade da sua inclusão em projetos diferenciados, por via da força, da forma e da estética, que lhes confere profundidade e unicidade vocal. “Casa”, canção que juntou DAMA, Buba Espinho e Bandidos do Cante é exemplo disso.

Os Bandidos do Cante propõem-se a novas sonoridades de fusão, sem perder ou desvirtuar a identidade de um Património elevado a Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.