1.6.24

FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA: Venham + 50! Conversas daqui para a frente

Até quando seremos humanos?
Com Joana Bértholo, Manuel Cardoso e Marta Rebelo
18h00 | Entrada livre
Imaginar o Futuro sob o duplo signo da Liberdade e da Esperança.
Este é o mote do ciclo Venham mais 50! Conversas daqui para a frente, através do qual o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida convida várias personalidades a refletirem sobre o mundo que nos rodeia e os grandes desafios e oportunidades que hoje se colocam.
No ano em que se celebram cinco décadas de Democracia em Portugal, olhamos novamente em frente.
Curadoria e moderação: Bruno Fraga Braz
JOANA BÉRTHOLO
É romancista e dramaturga. É licenciada em Design Gráfico (Faculdade de Belas Artes de Lisboa) e doutorada em Estudos Culturais (Europa-Universität Viadrina, Alemanha). A sua tese foi selecionada e publicada pela Routledge, UK. Passou muitos anos no estrangeiro, na Europa e na América do Sul, com destaque para o ano passado em Buenos Aires, como voluntária na Eloisa Cartonera, uma editora de livros muito especial que trabalha com os «cartoneros», catadores de lixo urbano.
O seu romance de estreia Diálogos Para o Fim do Mundo recebeu o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, em 2009. E Ecologia, em 2018, foi finalista de vários prémios de prestígio como APE, PEN Club, DST, Casino da Póvoa , e semifinalista do Prémio Oceanos. O Museu do Pensamento ganhou o prémio de Melhor Livro Infantil pela Sociedade Portuguesa de Autores, em 2018, e recebeu o Prémio Festival Literário de Fátima, na mesma categoria. Em 2020, Joana Bértholo foi a autora selecionada para representar a literatura Portuguesa na Noite da Literatura Europeia. Publicou quatro romances, dois livros de contos e um livro infantil pela Editorial Caminho, bem como outros textos com outras editoras em diversas coleções e antologias. A sua primeira longa peça, Quarto Minguante, foi encenada no Teatro Nacional D. Maria II, em 2018. https://joanabertholo.pt/
P. MANUEL CARDOSO SJ
Jesuíta desde 2006, concluiu um mestrado em Teologia no Centre Sèvres e outro em Estudos políticos, na EHESS - École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris. Concluiu, recentemente, um doutoramento sobre as políticas públicas de Thomas Hobbes, também na EHESS. Foi diretor-adjunto da revista Brotéria entre 2019 a 2024, e é atualmente diretor-geral da Brotéria - Associação Cultural e Científica. 
MARTA REBELO
Ex-deprimida e ansiosa ocasional. Ativista e Consultora de Saúde Mental. Keynote Speaker, Autora e Colunista. Docente do Women’s Leadership Program, Programa Executivo Nova SBE/ StarSe (Wellbeing, Mental Health). Mestre em Ciências Jurídico-Económicas. Certificada em Primeiros Socorros de Saúde Mental. Foi Deputada à Assembleia da República, Diretora de Digital Media e Assistente Universitária na Faculdade de Direito de Lisboa.